Espetáculo, instalação ou festa: Looping assume três diferentes formatos

Inspirado pelas Festas de Largo, projeto se adapta a diferentes locais da cidade.

Festas de Largo são as comemorações religiosas que tomam as ruas de Salvador de dezembro até o carnaval e que ganharam esse nome devido à tradição de ocupar as praças da cidade.

Elas são uma das referências mais presentes em Looping: Bahia Overdub, um projeto que, de acordo com a diretora Rita Aquino, parte de uma “investigação sobre repetição e acumulação, procedimentos que relacionamos com uma discussão sobre a cultura local, com suas reiterações e transformações, afirmações e deslocamentos”.

Essa relação direta com a cultura local faz com que o projeto busque estar presente em contextos e lugares diversos da cidade e, para isso, assuma também formatos diferentes. Podendo ser uma festa, uma instalação ou um espetáculo, Looping tem na música ao vivo um modo de estabelecer uma relação mais direta com o público e instigar a participação, não apenas tomando como referência as sonoridades soteropolitanas, mas também de diversas variedades da música negra e de outras festas de rua brasileiras.

Segundo Leonardo França, outro artista integrante do projeto, “a autorreferência e o isolamento cultural são questionados, ao passo em que se abrem possíveis vinculações destas com outras referências culturais – como os paredões de reggae do Maranhão e as aparelhagens de Belém do Pará”.

Looping: Bahia Overdub

Parque do Solar Boa Vista de Brotas
Salvador, Bahia
4 e 5 de dezembro, às 19h
Entrada franca

Classificação etária: 16 anos

[Fotos de Patrícia Almeida]