Espetáculos em comemoração a Semana do Dia da Dança agitam Minas e Caxias do Sul

Em Comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Cia. Municipal de Dança apresenta três espetáculos de seu repertório, hoje e amanhã, no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura, em Caxias do Sul (RS). Encerrando as atividades da semana de celebração da data, o grupo se apresenta com três coreografias: Tres Partes y Una Parede e Fragmento da Obra De Parte em Parte, de Brenda Angiel e Eternidade, de Ney Morais.

Tres Partes y Una Parede e Fragmento da Obra De Parte em Parte são obras coreográficas distintas de dança aérea, trabalhos que inovam na linguagem, propondo uma mudança na relação entre o corpo, o movimento e o espaço, oscilando entre a máxima liberdade e os limites impostos pelas cordas e elásticos.

Em Eternidade, o processo de criação tem como ideia geradora a inquietação sobre o que é o tempo (temporalidade). Uma possível resposta pode ser que o tempo é a distinção entre o imaginário/criação de um sujeito e a constituição de objetos – lugares – movimentos que dispensam qualquer intervenção ativa deste sujeito. Assim, o tempo (temporalidade) vem a ser uma invenção ou, uma invasão, na qual instante e eternidade se confundem.

Em Belo Horizonte (MG), a Cia. de Dança Palácio das Artes celebra a Semana Mundial da Dança com a apresentação do espetáculo Primeira Pessoa do Plural, nesta quinta-feira, 28, no SESC Palladium. Fruto de um processo comum e colaborativo de pesquisa entre os integrantes do grupo e os diretores Tuca Pinheiro e Jorge Garcia, a montagem investiga a força dos coletivos e a forma como eles se organizam.

A obra foi concebida após um longo processo investigativo e criativo, que resultou na descoberta de algumas sutilezas da arte brasileira, como a associação das culturas negra e indígena, evidenciando os atravessamentos transculturais do nosso povo. “Escolhemos fazer uma coreografia em que diferentes intervenções acontecem simultaneamente, até para que o público possa escolher, à sua maneira, a relação que terá com a obra”, destacam Tuca e Jorge.

 

Serviço:

Tres Partes y Una Parede e Fragmento da Obra De Parte em Parte, de Brenda Angiel com a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
Duração: 20 minutos
Fragmento da Obra de Parte em Parte
Duração: 12 minutos

Eternidade, de Ney Moraes
Duração: 15 minutos

Apresentações: 28 e 29 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti – Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro, Caxias do Sul – RS
Ingressos: R$5 e 1kg de alimento não perecível
Classificação: Livre

Primeira Pessoa do Plural, com a Cia de Dança Palácio das Artes

Data: 28 de abril
Horário: 20h30
Local: SESC Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou R$10,00 (espaço sujeito à lotação)
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos

 

[Fotos: (1) Primeira Pessoa do Plural – Cia de Dança Palácio das Artes © Netun Lima (2) Tres Partes y Una Parede – Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul © Maurício Concatto]