Festival Panorama 2012 estréia hoje no Teatro João Caetano

EM SUA 21ª EDIÇÃO, O PANORAMA 2012 TRAZ AO RIO DE JANEIRO MAIS DE 30 ARTISTAS DE DIFERENTES LINGUAGENS NACIONALIDADES

Em duas décadas de história, o Festival Panorama se consolidou como o maior evento de dança e linguagens do corpo no Brasil, e é hoje um dos mais importantes da América Latina. Com direção geral de Eduardo Bonito, Catarina Saraiva e Nayse Lopez – também curadoras do festival – o Panorama traz ao Rio mais de 30 atrações, entre nacionais e internacionais. A programação é composta por espetáculos de dança, performances, exposições, instalações e intervenções em espaços públicos, bem como shows com músicos, performers e DJs. Este ano, o festival movimenta 14 pontos culturais do Centro do Rio e das zonas Norte e Sul, esperando atrair um público estimado de 20 mil pessoas.

“Este ano, num cenário social e urbanístico de extrema mudança no Rio de Janeiro, queremos pensar em dois eixos que nos parecem urgentes sobre a arte – e a vida – no Rio. Um é o sentido da palavra comunidade. O outro é discutir como a nossa memória pode ativar o presente. Para além destas costuras, o Festival aumenta seu campo de ação, incorporando a música e o audiovisual como partes crescentes da sua paisagem”, explica Nayse Lopez, diretora e curadora do festival.

Neste ano, o Panorama celebra o projeto de intercâmbio cultural Brasil Portugal Agora trazendo quatro espetáculos criados por artistas portugueses interessados em questões como ancestralidade, história, tradições, modernidade, memória e sociedade.

A estréia será hoje,  dia 02 de novembro, às 20h no Teatro João Caetano. O espetáculo de abertura é A Viagem, fruto de uma residência que a artista portuguesa Filipa Francisco realizou junto ao Rancho Casa de Viseu, em Vila da Penha.

A viagem revela de que modo as manifestações populares portuguesas se expressam na modernidade, dando origem a novos significados. A versão carioca do espetáculo interpreta a história cotidiana e a influência da dança e da música portuguesas na cultura brasileira.  A viagem, que teve estreia mundial na programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura/Fundação Cidade Guimarães, já passou por diversos países.

Filipa Francisco, vinculada à associação cultural portuguesa Materiais Diversos, estudou na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown e no Lee Strasberg Institute. Assina coreografias desde 2000. Coordenou em Lisboa, ao longo de 2007-08, o projeto NU KRE BAI BU ONDA, de formação e criação em dança. Em 2005-06 participou no Rio e em Lisboa dos Encontros, projeto colaborativo pioneiro entre a dança e a performance portuguesas, apresentado no Panorama e no alkantara festival.

O Festival Panorama tem 21 anos de história e mais de 400 companhias brasileiras e estrangeiras já passaram por lá. Em 2012 o evento terá a duração de 17 dias (02 a 18 de novembro) e ocupará 14 espaços da cidade, espalhados pelo Centro e nas zonas Norte e Sul, com mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais e exposições.

A programação é vasta e pode ser conferida no site do festival.