Focus Cia. de Dança estreia nova temporada de “Saudade de Mim” no Rio

A partir desta sexta-feira, 13, a Focus Cia. de Dança estreia nova temporada do espetáculo Saudade de Mim, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no bairro do Méier, Zona Norte do Rio. Assinada pelo coreógrafo carioca Alex Neoral, a montagem une os trabalhos de Cândido Portinari e de Chico Buarque, que têm suas pinturas e músicas interligadas através da dança.

Saudade de Mim inicia com os acordes de “Construção” levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências ao cantor e pintor.

“A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”, explica o diretor. Ao longo da narrativa, canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos”, “Valsinha” surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas como “O espantalho”, “Casamento na roça” e “O mestiço” de Cândido Portinari, também se impõem na narrativa.

Aproximar a linguagem da dança da cultura popular 

Transbordando poesia em cena, Saudade de Mim é um divisor de águas na trajetória da companhia e inicia as comemorações de 15 anos da Focus. “Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens artísticas que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos além de dança, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”, destaca Neoral.

Os riscos são bem-vindos na trajetória da companhia. O incandescente As canções que você dançou para mim, inspirado na obra de Roberto Carlos, estreado no Espaço SESC em 2011, chegou à expressiva marca de quase 200 apresentações e foi assistido por 45 mil pessoas dentro e fora do Brasil, como Washington e Nova York, nos Estados Unidos e Porto, em Portugal.

Figurando entre as principais companhias da cena contemporânea, a Focus Cia. de Dança inaugurou seu repertório em 2000, que desde então conta com 11 peças coreográficas. “Nossa marca é fazer uma dança que se comunique com o público”, define Alex.

Foto: © Cristina Granato

 

Serviço:

Reestreia de Saudade de Mim, com a Focus Cia. de Dança

Nova temporada: de 13 a 22 de março de 2015
Horário: Sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h30
Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – Rio de Janeiro
Ingressos: Plateia sentada – R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min.
Vendas: ingresso.com e bilheteria da casa
Horário de funcionamento da bilheteria: terças e quartas, das 13h às 20h; quintas e sextas, das 13h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; e domingos, das 10h às 19h30.
Informações: 21 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h)
Forma de pagamento: dinheiro e cartões Dinners, Master (débito e crédito), Visa (débito e crédito) e Vale Cultura.
Desconto de 50% na compra de até 2 ingressos para a força de trabalho da Petrobras com crachá e para clientes do cartão Petrobras com o cartão.