Fornada curitibana | Stove for Curitiba

Marila Velloso é Pesquisadora, bailarina, coreógrafa e diretora do Encontro das Novas Dramaturgias do Corpo.Translated by Sarah Hyde.

Quando Andréa Lerner e Rosane Chamecki _ leia-se Companhia Chamecki-Lerner _ partiram para os Estados Unidos no final dos anos oitenta, Curitiba já tinha inúmeros espaços culturais. A maioria deles sem qualquer tipo de política pública, muito menos na área da dança. Com o tempo as duas coreógrafas conquistaram prestígio internacional com produções apresentadas em diversos festivais de dança na Europa, Estados Unidos e América do Sul. A Companhia, sediada desde 1993 em Nova York, recebeu apoio da National Dance Project of the New England Foundation, da Jerome Foundation, Greenwall Foundation, entre outras instituições internacionais. Na terra natal, compartilharam algumas de suas criações e workshops, coreografando para o Balé Teatro Guaíra a peça “Nem tudo que se tem se usa”, criada em 2001. Durante este período de mais de dez anos, a cidade desenvolveu-se através de iniciativas particulares, destacando-se o “I Encontro das Novas Dramaturgias do Corpo” que este ano realiza sua segunda versão, e o Festival Internacional de Dança. Ainda em outubro do ano passado, houve a realização do “Conexão Sul – versão Paraná”, que acabou informalmente utilizando o espaço da Casa Hoffmann, àquela altura já restaurado.

Antiga loja de tecidos situada no centro histórico de Curitiba (Largo da Ordem), a Casa Hoffmann foi também moradia de uma família de imigrantes alemães. Gestões anteriores da Fundação Cultural cogitaram a possibilidade de estabelecer neste patrimônio histórico uma companhia ou escola de dança, mas a iniciativa para a restauração e utilização do espaço só ocorreu agora. Desde junho deste ano, o espaço tem sido palco de uma iniciativa de política pública para a dança na cidade.

Com o nome de Centro de Estudos do Movimento, título que por si só abrange uma gama bem maior de possibilidades para as artes, este espaço cultural reúne diferentes artistas e pesquisadores e é aberto a interessados de todas as áreas. A grade de programação contempla convidados de renome internacional como Ko Murobushi, La Ribot, Vera Mantero e David Zambrano, que também esteve em São Paulo, em 2001 ministrando workshop para os selecionados do Itaú Rumos Dança. Contudo, muitos deles têm, na Casa Hoffmann, o primeiro contato com o Brasil. Workshops com coreógrafos como Sarah Michelson (inglesa radicada nos EUA) e Thomas Plischke (Alemanha) têm definitivamente movimentado o pensamento dos interessados na investigação do corpo. Entre os pesquisadores e críticos de dança nacionais, a contribuição de Helena Katz, Leonel Brum e Roberto Pereira, entre outros. “A curadoria tem a preocupação de oferecer um panorama abrangente de artistas e de linhas de pesquisa de maior destaque da atualidade”, comenta Olga Nenêve, atriz paranaense e uma dos sete bolsistas selecionados pelo projeto, com curadoria da dupla Andréa Lerner e Rosane Chamecki. Sobre a curadoria, Andréa comenta que os artistas escolhidos são os que ambas respeitam e que podem vir à Casa Hoffman compartilhar conhecimentos com artistas locais. “Queremos um espaço onde todos são tratados com respeito, e onde as dúvidas são valorizadas”, diz a coreógrafa.

Entre palestras, workshops e exposições, a iniciativa de selecionar bolsistas que podem frequentar gratuitamente todos os cursos durante o semestre e que recebem a quantia de R$ 1.500,00, para apresentar um trabalho resultante do processo de investigação é, de certa forma inédita no Brasil. Além de dar acesso a preciosas informações, o projeto propicia o ambiente para a pesquisa, reflexão e um estímulo a produção. Fatores que Curitiba efetivamente precisa.

Outra faceta do projeto são os eventos paralelos, com curadoria dos próprios bolsistas e /ou de artistas locais. Andréa Serrato, também contemplada com uma bolsa, fala do Ciclo de Ações Performáticas, desenvolvido pelos próprios bolsistas: “É a oportunidade de colocar em prática o que temos recebido e desenvolver a linha de pesquisa de cada um.”In –side cwb”, “Da Casa” e a “Mostra Temática”, são algumas das propostas que vêm sendo realizadas e que, apesar de distintas, permitem aos participantes, a circulação das idéias”. O “Circuito Inserções” abre espaço para a exposição de pesquisas acadêmicas e outra importante conquista é o acervo de vídeos e livros, que vem sendo constituído desde a inauguração da Casa e está disponível para o público.

Sem dúvida este é um momento especial para Curitiba, quando esta confluência de informações encontra eco em profissionais que estavam apenas necessitados de um espaço que pudesse sustentar a criatividade. Segundo Andréa Lerner “nossa expectativa, é que o Centro possa ter atividades onde a comunidade venha a se reunir para discutir tópicos, ter espaço para criar, ou mesmo, tomar uma cerveja.” Está nos planos abrir um café na Casa Hoffman .

Andréa Lerner e Rosane Chamecki fazem com este projeto um retorno digno da qualidade artística que desenvolveram em suas produções. Contribuem por promover o diálogo com a diversidade e as contaminações constantes. Sobretudo por fomentar a “Casa” com as experiências que angariaram ao longo de sua trajetória. “Curitiba começa a quebrar o isolamento no qual a dança se manteve, em relação ao Brasil. As especificidades da dança estão se diluindo na Casa Hoffmann” argumenta Michele Moura, pesquisadora e bolsista, que ressalva o quão rico tem sido o convívio com artistas das outras áreas.

Fica visível que os espaços curitibanos começam a ser explorados com a seriedade e criatividade necessárias a qualquer projeto que envolva dinheiro público. Já não era sem tempo. A torcida agora é para que seja possível perceber o que vem sendo gerado, o aumento do interesse da comunidade e das ações públicas. Fértil e preparado como agora está o solo curitibano, temos a oportunidade de criar uma rede, um modelo de comunicação onde as instituições públicas, a comunidade e os artistas ampliem as conexões, e o espaço de ação. Que esta iniciativa possa ter continuidade independente de bandeiras partidárias. E que se torne uma “estufa” que com o tempo colha seus frutos e gere outros como suas mentoras.

Marila Velloso is a researcher, dancer, choreographer and director of the New Body Dramaturgies Conference.

When Andréa Lerner and Rosane Chamecki _ known today as Companhia Chamecki-Lerner _ traveled to the United States during the late 1980’s, the Southern Brazilian city of Curitiba already had various cultural spaces. However, the majority of them did not have any type of public policy, and much less a dance area. Time passed, and the two choreographers achieved international prestige with the productions they presented at different dance festivals in Europe, the United States and South America. The company, located in New York since 1993, received the support of the National Dance Project of the New England Foundation, of the Jerome Foundation and the Greenwall Foundation in addition to other international institutional support. In their native land of Brazil, they shared some of their creations and workshops, choreographing the Balé Teatro Guaíra play entitled, “Nem tudo que se tem se usa” (“Not Everything That One Has One Uses”), created in 2001. During this period of more than 10 years, the city received investments from private initiatives that permitted its development. Two of the highlights of such initiatives were the “First New Body Dramaturgies Conference,” which is in its second year running, and the International Dance Festival. In October 2002, the “Conexão Sul – versão Paraná” (“South Connection – Paraná version”) performance took place informally at the recently restored Casa Hoffmann space.

A former fabrics store situated in the historical center of Curitiba (Largo da Ordem), the Casa Hoffmann (Hoffmann House) was also the residence of a family of German immigrants. Former administrators of the Cultural Foundation contemplated the possibility of establishing a dance company or school on this historical property, but the restoration initiative and the use of space has occurred only recently. Since July 2003, the space has been the stage for a public policy initiative for the city’s dance programs.

The space is called the Centro de Estudos do Movimento (Movement Studies Center), a name that in itself includes a much wider range of possibilities for the arts. This cultural space brings the works of different artists and researchers and is open to interested individuals from all areas. The programming for the center includes a list of internationally renowned guests, including Ko Murobushi, La Ribot, Vera Mantero and David Zambrano, who was in São Paulo in 2001 to give a workshop to the dancers selected for Itaú Rumos Dança. Nevertheless, many of them have had their first contact with Brazil through Casa Hoffmann. Workshops with choreographers such as Sarah Michelson (an English artists living in the U.S.) and Thomas Plischke (Germany) have definitely stimulated the thinking of those interested in the investigations of the body. Among the national dance researchers and critics are the contributions of Helena Katz, Leonel Brum and Roberto Pereira, among others. “The curatorship is concerned with offering a wide panorama of artists and lines of popular current research”, said Olga Nenêve, an actress from the state of Pará and one of the seven scholarship recipients selected for project, which is directed by choreographers Andréa Lerner and Rosane Chamecki.

Speaking about the subject of curatorship, Andréa Lerner comments that the chosen artists represent what they both respect about work the artists develop and they also want to explore who can come to Casa Hoffman to share knowledge with local artists. “We want a space where everyone is treated with respect, and where questions and comments are valued.”

In addition to the lectures, workshops and expositions, the initiative also selects qualified individuals for scholarships. After they are selected, these individuals can attend the courses during the entire semester for free, and they receive a scholarship of R$ 1,500 to prepare and present the work that results from their investigative process. Such a comprehensive program is somewhat new to Brazil. In addition to providing participants access to precious information, it provides an environment for research, reflection and stimulates production _ something Curitiba truly needs.

Another side of the project are the parallel events, produced through the curatorship of the various scholarship recipients and/or local artists. Andréa Serrato, also a scholarship recipient, speaks about the Performing Action Cycle developed by the scholarship recipients. “It is an opportunity to put into practice what we have received and develop our own unique line of research. “In –side cwb,” “From the House” and “Thematic Display,” are some of the proposals that are being undertaken. Although they are different, they allow the participants to circulate ideas.” The “Introduction Circuit” opens the space for the presentation of academic research. Another important achievement is the video archive library that is being construction since the center’s inauguration and which is now available to the general public.

Without a doubt, this is a special moment for Curitiba when this confluence of information finds its echo in professionals that were simply needing a space to sustain their creativity. According to Andréa Lerner, “our expectation is that the center will be a place where the community comes together to discuss different topics, where they have a space to create or even just have a beer”. To open a café on the ground floor is in future plans.

Andréa Lerner and Rosane Chamecki return in a way worthy of the artistic quality that they developed in their productions. Promoting dialogue with diversity, they allow constant influence, taking advantage of the opportunity and the Casa Hoffmann to develop the experiences they have accumulated throughout the course of their professional history. “Curitiba begins to break down the isolation that its dance community feels in relation to Brazil. The specificities of dance are dissolving at Casa Hoffmann,” said Michele Moura, researcher of movement and a scholarship recipient. Moura also affirmed that working and studying with artists of other areas has been has been a rich experience.

It is now visible that the Curitiban spaces are being explored with the seriousness and creativity necessary for any project that involves public money. The process has been a long one. Hopefully it will be possible for us to perceive what is being generated, as well as the community’s increased interest in public actions. Here in Curitiba, we have a fertile artistic space and the opportunity to create a network, or better yet a communication model where public institutions, the community and the artists expand their connections and their sphere of action. We hope that this initiative will have a continuity that is independent of political party lines: a “stew pot” that has time to gather its ingredients and generate others like its mentors.