Guerra dos 30 Anos contada em diferentes linguagens

Uma mistura de linguagens que cruza dança, performance, teatro, vídeo e artes plásticas foi o caminho escolhido pelo Coletivo Bruto, de São Paulo, para contar a história de Guerra Cega Simplex – Feche os olhos e voe ou guerra malvada, de Fritz Kater e Pernille Sonne. O espetáculo será encenado de hoje a domingo (26 a 28/02), no Rio de Janeiro.

Dirigido por Maria Tendlau, a obra se utiliza da fábula alemã Simplicissimus Simples, O Aventuroso, de Hans Jakob Christoffel von Grimmelshausen, para narrar a Guerra dos 30 Anos. Aproveitando o amplo espaço da Fundição Progresso – onde será encenada – a peça é dividida em 11 cenas, através das quais o público acompanha a saga de Simplexo na guerra, as descrições da bailarina cega Pernille e outras narrativas totalmente distintas e independentes.

Além das três apresentações, na segunda-feira (1/03), às 20h, haverá uma conversa aberta entre o público e o professor de filosofia Luiz Henrique Lopes (integrante do Coletivo) a partir da provocação A tragédia – O capital. A entrada é gratuita.

A Fundição Progresso fica na Rua dos Arcos 24, Lapa. Informações: (21) 2210-2190. De hoje a domingo, a partir das 20h (o espetáculo tem duas horas de duração sem intervalo).