Inscrições abertas para festival de filmes de dança na Romênia

O Bucharest International Dance Film Festival recebe até 23 de setembro inscrições de filmes de dança e propostas e instalações digitais para compor a programação de sua segunda edição, que acontece de 9 a 13 de novembro deste ano, em Bucareste, na Romênia. O festival aceita propostas de curta-metragens de dança (de até 15 minutos), documentários, animações e instalações, sendo que a obra vencedora recebe um prêmio de 3 mil euros. Além das obras que concorrem ao prêmio, serão também filmes longa-metragem, tanto de ficção como documentários.

Há também a possibilidade de inscrever palestras, falas e seminários juntamente com as obras. O festival se responsabiliza por passagens e acomodação para os selecionados.

Neste ano, o tema do festival é “The digital body” (“O corpo digital”) e, segundo a diretora artística Simona Deaconescu, o propósito é o de encontrar obras que “desafiem a dualidade entre essência e expressão, numa nova era de comunicação digital e constante insegurança”. Ela completa: “estamos interessados em promover filmes de dança (curtas e longas, ficcionais e documentários), vídeos e instalações digitais, falas e palestras que tenham um forte posicionamento sobre as maneiras com que o corpo se adapta a esta era de caos informacional”.

As inscrições de filmes, curtas e longas, podem ser feitas pelo formulário disponível aqui. Quanto as propostas de instalação, o foco são as instalações de vídeo, mas também serão consideradas propostas de instalações sonoras, geradas por computador, de realidade aumentada, obras imersivas e interativas, microesculturas digitais e outras formas de arte. O formulário para as inscrições está aqui. (Os formulários estão em inglês.)

Serão aceitas no máximo duas proposições por artista em cada uma das duas categorias.

 

[Foto: Still do vídeo Su Misura, de Augenblick, ganhador do Festival no ano passado.]