Inscrições abertas para formação no C.E.M., em Lisboa

Até 2 de agosto, os interessados podem se inscrever para a FIA – Formação Intensiva Acompanhada, programa do Centro em Movimento (C.E.M.), em Lisboa. A formação acontece de outubro de 2016 a maio de 2017. Pela primeira vez, o programa de formação se desdobra em duas linhas (ou “fios”, de acordo com o chamado público) diferenciadas de pesquisa: FIA-Performance e FIA-Cidade.

Os meses de outubro, novembro e dezembro serão conjuntos para as duas FIAs com a integração de laboratórios de investigação artística. Nesse período duas artistas orientam diferentes práticas de pesquisa. Sofia Neuparth, orienta o que chama de “práticas de criar corpo” e Margarida Agostinho, propõe um trabalho voltado à fisicalidade da escrita. De janeiro a março, os trabalhos se subdividem em práticas específicas da performance, e outras voltadas à experiência da cidade. Em abril, há uma residência fora da cidade de Lisboa, e em maio a ideia é comunicar essas pesquisas cabendo a cada participante buscar a sua maneira de “chegar ao outro”.

Para além deste tempo, a formação realiza ainda, como parte integrante do programa, conversas semanais individuais, a escrita semanal de um diário de bordo partilhado e a participação mensal no espaço experimental. Além de Sofia e Margarida, também orientam a formação: Peter Michael Dietz, Alex Campos, Mariana Lemos, Luz da Camara, Ana Estevens, Marta Traquino e Sérgio Vitorino.

O processo de seleção é longo. Nas palavras dos organizadores: “O processo de candidatura é demorado e conversado. Não estamos interessados em construir formulários de apreciação pelo que nos dispomos a dedicar tempo de qualidade à consideração de cada proposta. Torna?se assim evidente que nos interessa ir recebendo candidaturas ‘in progress’ que serão ajustadas ao longo destes meses de conversa.

Incialmente, quem tiver interesse, deve enviar para os e-mails sofianeuparth@c?e?m.org e producao@c?e?m.org ,
com cópia para margaridaragostinho@gmail.com sua inscrição, contendo: 1. biografia, 2. carta de motivação, 3. curriculum vitae, 3. proposta de trabalho a ser desenvolvido ou aprofundado nesse período.

O custo total da formação é de 1250 euros, sendo 150 pagos no momento em que o participante é comunicado de que irá integrar o programa, para reservar a sua vaga. Os outros 1100 deverão ser pagos até 23 de outubro, ou em duas partes, uma até 23 de outubro e uma até 29 de janeiro do ano que vem.

Para mais informações, acesse o site do C.E.M.