Inscrições abertas para o IV Seminário Nacional da Dança e Educação de Pernambuco

O Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco chega este ano à sua quarta edição. Entre os dias 30 de maio e 02 de junho, o encontro intitulado Por uma dança acessível, abre uma programação com palestras, workshops, performances, coreografias e espetáculos gratuitos. O seminário conta com incentivo do Prêmio Funarte Klauss Vianna 2014, apoio cultural do Paço do Frevo, Caixa Cultural Recife, SESC PE e Centro Apolo Hermilo.

O encontro propõe desenhar, ampliar e aprofundar territórios e fronteiras entre a dança, educação e a acessibilidade, unindo todos os agentes da área: estudantes, professores, bailarinos, pesquisadores, deficientes ou não. Temas como “Políticas Públicas, Dança e Pessoas com deficiência” fazem parte da programação de palestras, que acontece à tarde e à noite no Teatro Hermilo Borba Filho, e conta com nomes como o do bailarino e curador do seminário Edu O. (BA), a pesquisadora Lúcia Matos (BA) e a artista Estela Lapponi (SP), entre outros. As mesas terão também tradução em Libras.

“A nossa preocupação com a educação é latente e buscamos promover, com o seminário, a discussão sobre o arte/educador, sobre as questões pedagógicas da dança, trazer a coerência entre teoria e prática deste universo específico”, explica o curador e coordenador do evento, Paulo Henrique, também diretor do Acupe, grupo que assina a realização do seminário e há nove anos vem consolidando um trabalho não só artístico, mas também de formação no Estado de Pernambuco.

Para unir as palestras à prática artística, o Seminário conta com workshops no período da manhã e apresentações diárias sempre às 18h, com o recurso de audiodescrição. Entre elas estão o espetáculo Sem Conservantes da Cia. Gira Dança (RN), a performance Ah, se eu fosse Marilyn!’de Edu O. e o estreante Tijolos de Esquecimento, do Acupe, Intento 3257,5, de Estela Lapponi,. Durante os quatro dias o Teatro Hermilo Borba Filho, Caixa Cultural e Paço do Frevo recebem respectivamente os workshops Diversos Corpos Dançantes , ministrado por Carla Vendramin, Audiodescrição, com Andreza Nóbrega,  e Danceability, com Estela Lapponi.

Os participantes do evento também poderão acompanhar na segunda-feira, a divulgação do resultado do projeto Mapeamento da Dança com as pesquisadoras Lúcia Matos (UFBA), Roberta Ramos (UFPE) e Adriana Gehres (UFPE). As inscrições para o seminário (100 vagas por mesa temática) e para os workshops (25 vagas por workshop) são gratuitas e devem ser feitas através do site, onde também está a programação completa. Mais informações pelo e-mail acupegrupodedanca@gmail.com ou pelo telefone (81) 9.9145-7259

[Foto: Intento 3257,5, de Estela Lapponi, é um dos espetáculos a serem apresentados.]