Inspirado em Beckett e Blanchot, Núcleo EntreTanto estreia novo espetáculo em São Paulo

“Onde agora? Quando agora? Quem agora?” são as primeiras dúvidas que iniciam o romance O Inominável, de Samuel Beckett (1906-1989) e que dão nome a nova obra coreográfica do Núcleo EntreTanto, do bailarino Wellington Duarte. Tais questões do dramaturgo e escritor irlandês são os detonadores da peça, que estreia temporada nesta sexta-feira, 15, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.

Para Wellington, as dinâmicas expressivas na linguagem de Beckett comportam aquilo que poderíamos chamar de erro ou desvio do movimento de totalização de uma gramática, seja corporal, espacial, cênica. “Beckett levou isso às últimas consequências em suas obras e por isso nos serve como mote de criação, por isso tem sido o interlocutor em nossos últimos trabalhos, tendo suas obras não como fonte temática, mas como uma via para novas perguntas”, pontua.

Outro autor que inspirou a criação foi o francês Maurice Blanchot (1907-2003), com seu livro A Escritura do Desastre. “Segundo Blanchot, o desastre ocorre onde aquilo que se experiencia excede o domínio e as condições de controle; desastre enquanto experiência do imponderável; o que sai da previsão e do cálculo”, diz Wellington.

Dividindo a direção com Daniel Kairoz e também em cena, conforme explica Duarte, a corporeidade deste novo trabalho nasce do diálogo com esses dois pensadores, gerando questões estritamente ligadas à fisicalidade, em que as proposições corporais buscaram desestabilizar os caminhos recorrentes dos criadores e construíram os campos de ação e o corpo do trabalho.

Com entrada gratuita, Onde agora? Quando agora? Quem agora? fica em cartaz até 30 de janeiro.

Foto: Keiny Andrade

SERVIÇO:

ONDE AGORA? QUANDO AGORA? QUEM AGORA?, com Núcleo EntreTanto

Estreia dia 15 de janeiro, sexta-feira, às 20h30
Temporada: Sexta-feira e sábado, às 20h30. Até 30 de janeiro.
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo a estação Tiradentes do metrô) – SP
Capacidade: 40 lugares
Duração: 50 min.
Classificação: Livre
GRÁTIS – Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da apresentação.
Concepção e Coordenação do Projeto – Wellington Duarte. Projeto contemplado com o Programa Municipal de Fomento à Dança (18ª edição) em 2015.