2003/2

junho > agosto 2003

Nesta edição:

O corpo percebido

Neste trecho da tese Corpo, comunicação e cultura: desconstrução e síntese na estética da dança contemporânea, a carioca Denise Oliveira vai buscar em Merleau-Ponty as ferramentas para entender a percepção do corpo que dança.

Coreografia: gramática da dança | Choreography: The Grammar of Dance

O paraense Paulo Paixão, na tese Processo de Comunicação: coreografia e gramaticalidade, vê a coreografia como fenômeno emergente dos processos de comunicação do corpo em constante evolução.Paulo Paixão, in the thesis Process of Communication: choreography and grammaticality, approaches choreography as an emergent phenomenon of the communication process in a body in constant evolution.

A outra beleza

Dançar para além dos 35 anos, lembra Marcello Castilho Avellar, é uma chance de desafiar preconceitos corporais.

No corpo da letra | Body of the word

Escrever sobre dança, mais que possível, é fundamental para a sobrevivência e o crescimento, diz Nirvana Marinho.Writing about dance, more than a possibility, is fundamental for the survival and growth of this art, insists Nirvana Marinho.

Corpo (im)previsto | (Un)expected Body

Sonia Sobral lembra que somos fruto das descobertas e da evolução. É preciso ter o instrumento certo para ler o corpo.Sonia Sobral reminds us that we are made of discovery and evolution. The right instrument is necessary to read the body.

Dançar não é fazer gol | About dance, not soccer

Helena Katz destaca a importância do Fórum Nacional na luta contra o Confef e Ana Terra passa informações do último encontro.Helena Katz highlights the importance of the National Dance Forum and Ana Terra reports on the last meeting.

Nijinski, ainda | Nijinski, encore

O crítico francês Christophe Wavelet revira os restos mortais do mito e propõe novas abordagens sobre sua obra.Christophe Wavelet passe en revue les restes du mythe et offre un nouveau regard sur l’artiste et son ouvre.

Hamburger Lessons | Der Tänzer: ein Prophet

Arnd Wesemann fala do provocador Jochen Roller e sua debochada visão da dança no mundo do consumo e do trabalhoJochen Roller erregt Arnd Wesemann: “Ich beantrage die Streichung aller Fördergelder”

Jornada de estréia | Maiden voyage

Diane Parker resenha a abertura do novo Centro Laban e descobre a diversidade da atual geração de britânicos.Diane Parker reviews the opening season of Laban’s new Bonnie Bird Theatre and discovers diversity among the new generation in Britain.