2007/2

Maio > agosto 2007

Nesta edição:

Videodança: território fértil

Não só de bandas de rock e escândalos vive Brasília. Lá também se produz videodança, por Liana Gesteira

Um verão de estréias na França | A summer of premiéres in France

Paulo Paixão esteve em Montpellier em julho e conferiu as performances de um dos principais festivais de dança contemporânea do mundo Paulo Paixão was in Montpellier in July and conferred the performances from one of the main contemporary dance festivals of the world

As novas existências de Vera Sala

Maíra Spanghero mergulha na carreira da criadora paulista que concorre ao prêmio da revista Bravo! de melhor espetáculo de dança

Autoria: qual é a da dança?

Autoria, assinatura, significação, copyright e copyleft são algumas questões levantadas por Nirvana Marinho

Corpos que se escutam

Um trecho do estudo sobre o espetáculo Falam as partes do todo?, da Cia. Dani Lima, por Ivana Menna Barreto

A maturidade do Novadança | The maturity of Novadança

O festival mais importante de Brasília chega em sua 11ª edição com expansão das atividades para São Paulo e Rio de Janeiro, por Liana GesteiraThe most important festival of Brasilia celebrates its 11th edition with expansion of the activities to São Paulo and Rio de Janeiro, by Liana Gesteira

E então… Serviu para quê?

Paulo Paixão questiona a organização e a finalidade das associações de pesquisa em dança

Meg, a passionária | Meg, a passionária

Tiago Bartolomeu Costa escreve sobre Meg Stuart, a criadora iconoclasta que mantém uma relação particular com a dança portuguesaTiago Bartolomeu Costa escreve sobre Meg Stuart, a criadora iconoclasta que mantém uma relação particular com a dança portuguesa

Notas esparsas sobre corpos negros

Perguntas, memórias de espetáculos, considerações teóricas e aforismos fazem parte do relato de Marcello Castilho Avellar

A dança e as relações de convívio

Longe de velhas fórmulas, o Quadra Pessoas e Idéias, coletivo de Votorantim, busca novas estratégias para encontrar a dança. A prova disso é o Pública Dança, por Lilian Vilela

Para não esquecer

Christianne Galdino aborda o lugar do corpo e da dança na memória coletiva, funcionando como arquivo vivo da sociedade

Que lugar é esse? | What kind of place is that?

São Paulo tem agora mais um espaço de criação, produção e difusão para a dança. É literalmente o LUGAR, por Nirvana MarinhoSão Paulo has one more space of creation, production and diffusion for dance now. It´s literally the Lugar (Place), by Nirvana Marinho

Capital à margem

Tomando como exemplo os festivais realizados pelo CCBB de Brasília, Liana Gesteira faz uma crítica ao processo de produção e realização de eventos de dança

Lost in Dance – Episódio I

Airton Tomazzoni divide sua angústia sobre a dança contemporânea que quer ser a última moda

A fome com a vontade de comer

Nirvana Marinho ressalta a importância do ensino formal em Dança no Brasil e aponta as instituições que oferecem cursos

Passado e futuro | Past and future

Um relato pessoal e interativo do artista holandês Frans Poelstra, onde memória e imaginação constróem um texto que mistura música, humor e alguns conselhosA personal and interactive report of the Dutch artist Frans Poelstra, where memory and imagination build a text that blends music, mood and some advices

Videodança a caminho | Videodanza en trayecto

Brisa MP tenta explicar as diferentes maneiras de se criar uma videodança e o que é ser um “coreógrafo eletrônico”

Brisa MP intenta explicar los diferentes trayectos de la videodanza y lo que viene a ser un “coreografo electrónico”

O brilho e a técnica do NDT 2 | The splendour and technique of NDT 2

Uma das mais importantes companhias de dança da atualidade, o Nederlands Dans Theater 2 escolheu o Brasil como ponto de partida de sua turnê sul-americana. A jornalista Karla Dunder nos conta o que os jovens bailarinos vão apresentar por aquiOne of the most important dance companies nowadays, Nederlands Dans Theater 2 chose Brazil as starting point of its South American tour. The journalist Karla Dunder tells us what the young dancers will present here

O corpo é a memória da dança

Marcello Avellar analisa a relação entre obra e herança cultural destacando os espetáculos apresentados no I Encontro de Pesquisa sobre Memória da Dança Brasileira em Minas Gerais

Oscar Malta e o corpo impossível

Christianne Galdino estréia sua coluna no Idanca.net falando sobre a produção de videodança em Pernambuco, focando no trabalho realizado por Oscar Malta

Tensões entre corpo e metrópole

O antropólogo italiano Massimo Canevacci investiga o papel do corpo e seus fetiches visuais na formação das metrópoles em transformação, indo além do que a tecnologia superficialmente nos apresenta

Produzindo outra realidade

Paulo Paixão escreve sobre o projeto coLABoratorio, que reuniu no Brasil 20 coreógrafos da América do Sul e Europa num intercâmbio de experiências, discussões e processos de colaboração

Uma conversa com Pina Bausch

Durante 40 minutos de entrevista e outros 20 de perguntas de espectadores e jornalistas, Pina Bausch permitiu aos portugueses conhecerem, por breves instantes, seu imaginário e convicções, contradizendo sua fama de difícil e indireta. A íntegra do encontro está na Revista Obscena #4.

Sotaque pernambucano

Christianne Galdino fala sobre a efervescente cena da dança de Pernambuco, com foco em três espetáculos recentemente criados e apresentados por lá

Moinho da arte e da inclusão

O jornalista sul-matogrossense Silvio Andrade escreve sobre o projeto Moinho Cultural Sul-americano, que une brasileiros e bolivianos num exercício de construção de cidadania na fronteira