2008/2

Maio > agosto 2008

Nesta edição:

A dança ligada por uma corrente sem fim

Culturas, línguas e formas de dançar diferentes formando uma coreografia sem fim. Esse é o princípio do MOL, projeto criado na Europa que se baseia numa rede mundial de dança. Quer saber mais? Leia a entrevista que o idança fez com um dos idealizadores.

Os mercados da dança | Dance labour markets

A uniformidade no mercado de dança deu lugar à diversidade. O mercado único dá lugar a mercados fragmentários. Entre e leia o texto do colunista Marcello Castilho Avellar.

Saúde e corpo em movimento

O idança publica artigo da psicóloga e bailarina Catarina Resende. A pesquisa deu origem ao solo Pequena Digressão Coreográfica, que foi apresentado na defesa da tese na UFRJ e depois no projeto Corpo Autopoiético.

Partir de um desejo e atravessar um delirio

Como documentar as manifestações artísticas e seu constante estado de transformação? Em seu texto, Isabel de Naverán discute a importância do espaço virtual para a permanência de uma arte em mutação. Leia e comente.

O metro quadrado do caderno de cultura

Depois de colocar em pauta a relação entre artista e público, o colunista Gustavo Bitencourt propõe uma discussão sobre o espaço dado pela imprensa às manifestações artísticas dentro de seus cadernos de cultura. Deixe a sua opinião.

Laboratório Contemporâneo: dança amazonense em foco

A primeira edição do Laboratório Contemporâneo, realizado em maio, em Manaus, gerou discussões teóricas e fomentou a produção de dança na região. Confira as críticas de dois trabalhos apresentados lá feitas pelo dramaturgo e historiador Jorge Bandeira.

Mercado acadêmico de dança em alta

Busca por qualificação profissional, abertura de concursos, nascimento de mais cursos de graduação em Dança… Às vésperas do I Encontro Nacional de Pesquisadores, o idança publica reportagem sobre o crescimento do mercado acadêmico de dança no Brasil.

Espaços na dança

Dando continuidade à parceria com a rede de festivais Cidades que Dançam, o idança publica artigo de Manuel Delgado sobre o movimento dos pedestres nas cidades como coreografia. Leia e comente.

Treinamentos técnicos de dança e artefatos cognitivos

Qual é a relação entre treinamento técnico e criação em dança? A técnica ajuda ou atrapalha a criação? Essas e outras questões são levantadas no texto de João Queiroz e Daniella Aguiar. Leia e deixe sua opinião.

Quando o popular e o contemporâneo se encontram

Bailarinos, coreógrafos e pesquisadores, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira estréiam novo trabalho baseado no movimento das formigas. Idança conversou com Ângelo sobre a nova criação e sobre a pesquisa de movimento da dupla, influenciada pela dança popular de Pernambuco. Boa leitura!

Dança contemporânea e comicidade

O criador e pesquisador Jorge Alencar discute o aspecto do riso e da comicidade na criação de dança contemporânea. Leia e divirta-se!

Coordenação com a possibilidade de movimento

Em mais uma parceria internacional, o idança publica um artigo da revista eslovena Maska sobre quatro jovens artistas. Leia e veja como as questãos da dança contemporânea na Eslovênia são semelhantes às nossas.

Quasar: 20 anos em órbita

Os 20 anos da Quasar Cia. de Dança inspiraram o colunista Airton Tomazzoni a escrever sobre o grupo goiano, sua história de sucesso e espetáculos marcantes.

O jeito sambarróque de dançar

De forma leve e informativa, Maíra Spanghero nos revela detalhes do movimento que deu origem ao samba-rock no Brasil. Ou seria sambarróque? Clique e leia.

Corpo, performance e vídeo: reflexões

A partir do videodança Conficcional, de Paula Otero e Monica Pimenta, o pesquisador e artista visual Wilton Garcia faz uma análise do trinômio corpo-performance-vídeo. Assista ao trabalho e leia o texto.

Os gatos pingados

Em seu texto de estréia como colunista do idança, o curitibano Gustavo Bitencourt põe em discussão, com muito bom humor, a intensa e difícil relação entre público e arte contemporânea. E você, o que pensa?

Para começar a dançar | To start dancing

Estimulado pelos inúmeros comentários recebidos semanalmente atrás de informações sobre cursos de dança gratuitos, o idança publica reportagem para aqueles que desejam começar a se movimentar pagando pouco ou nada. Portuguese only

Alkantara Festival: Sejamos dignos dos nossos sonhos

Em uma parceria com a revista Obscena, de Portugal, o idança reproduz a reportagem de Tiago Bartolomeu Costa sobre a programação do alkantara festival 2008, que acontece entre 22 de maio e 8 de junho.

A dança contemporânea não existe: ela se declara

Em sua coluna de estréia, Thereza Rocha analisa a polêmica envolvendo o colunista e editor do Segundo Caderno do jornal O GLOBO, Artur Xexéo, e ressalta a importância da internet como um espaço mais democrático para a reflexão sobre a arte.

Resistir é preciso | It is necessary to resist

Trocar experiências e pontos de vista sobre temas como individualidade e formas de se sustentar foram os principais objetivos do evento Coletivo Corpo Autônomo, realizado em São Paulo. Leia a reportagem e saiba tudo o que foi discutido. Portuguese only

A dança de cada um

Depois de receber centenas de emails comentando a coluna “A dança contemporânea”, publicada na Revista O GLOBO, e uma carta aberta assinada por 135 nomes, o idança abre a discussão. O autor, o jornalista Artur Xexéo, nos enviou sua resposta.