2009/1

Janeiro > Abril 2009

Nesta edição:

Cidades e Corpos de um Japão Imaginado | Cities and Bodies from an imagined Japan

Dando sequência à série de resenhas iniciada em 2008, o idança publica texto da colaboradora Ítala Clay sobre o livro ‘Tokyogaqui – um Japão Imaginado’. Leia esta e as resenhas anteriores.
Continuing the series of book reviews started on 2008, idança publishes a text by our collaborator Ítala Clay about ‘Tokyogaqui – um Japão Imaginado’. Read this and the previous ones.

Dançar afetos com a cidade: Pina Bausch, Tanztheater Wuppertal e Istambul | Dancing affects with the city: Pina Bausch, Tanztheater Wuppertal and Istanbul

Em seu texto, Bianca Scliar Mancini explora a interação entre cidade e dança a partir de uma análise do espetáculo ‘Nefés’, de Pina Baush. Leia e deixe seu comentário.

Researcher Bianca Scliar Mancini explores the interaction between city and dance through an analysis of Pina Bausch’s show Nefés. Read and leave your comment.

A temporalidade na dança | Temporality in dance

O livro ‘Temporalidade em Dança: parâmetros para uma história contemporânea’ é o terceiro título analisado na série de resenhas que o idança começou a publicar em 2008. Leia e deixe seu comentário!
The book ‘Temporalidade em Dança: parâmetros para uma história contemporânea’ is the third title analyzed in the series of reviews idança started to publish in 2008. Read and leave your comment!

Dez dicas para dar um bom nome ao seu espetáculo | Ten tips for a good show title

Com seu estilo irônico, o colunista do idança Gustavo Bitencourt escreve sobre a importância de se escolher bem o nome de um espetáculo e dá 10 dicas para se chegar a um título criativo e que ‘funcione’. Leia o texto e nos diga se você concorda com ele.
With his usual ironic style, idança columnist Gustavo Bitencourt writes about the importance of a show title and gives ten tips for a creative title that ‘works’. Read the article and tell us if you agree with him.

A escola como mediadora social | The school as social mediator

A pesquisadora alagoana Telma César traz um interessante estudo sobre o ensino das danças populares nas escolas. Como aproximar as danças tradicionais das crianças e jovens? Leia e deixe seu comentário.
Researcher Telma César, from Alagoas, brings us an interesting study about teaching folk dances in school. How to get children and teenagers closer to traditional dances? Read and leave your comment.

O novo e a tradição | New and Tradition

Depois de um polêmico nascimento e de 10 meses de atividades, a São Paulo Companhia de Dança é tema do texto do pesquisador Bergson Queiroz, que faz um balanço do caminho percorrido pela companhia. Não deixe de ler.

After the controversial beginning and 10 months of actvities, São Paulo Companhia de Dança is the subject of the article by researcher Bergson Queiroz, making a balance of the short history of the company. Don´t miss it.

O perfil do artista e as novas formas de comunicação | The profile of the artist and the new comunication

De um lado, um novo artista. De outro, um público que também vem passando por transformações. O idança publica o estudo de Claudia Galhós sobre as mudanças de perfil e sobre as novas formas de comunicação entre esses velhos personagens. Leia e deixe seu comentário.

On one side, a new artist. On the other, an audience that is also going through transformations. Idança publishes a study by Claudia Galhós about the changes in the profile and about the new forms of communication between these old characters. Read and leave your comment.

A importância de se chamar dança | The importance of being called dance

Sua nova coluna Tiago Bartolomeu fala sobre a nova montagem de ‘Parades and Changes’, de Anna Halprin, que chega este fim de semana a Portugal. Atual como há 40 anos, ‘Parades and Changes, replay’ não é só uma remontagem, é um atestado de vitalidade e transversalidade da dança contemporânea.

In his new column Tiago Bartolomeu talks about the new staging of ‘Parades and Changes’, by Anna Halprin, closing this weekend in Portugal. As relevant today as it was 40 years ago, ‘Parades and Changes, replay’ is not only a restaging, it’s a stamp of the vitality of contemporary dance.

Zdenek Hampl em constante movimento | Zdenek Hampl in constant movement

Continuando a série de resenhas que o idança começou a publicar no fim de 2008, a jornalista Christianne Galdino analisa o livro Constante Movimento, de e sobre o bailarino e coreógrafo tcheco Zdenek Hampl, lançado em setembro. Leia e comente!
Continuing the series of reviews idança started to publish at the end of 2008, journalist Christianne Galdinno analyses the book Constante Movimento, by and about Czech dancer and choreographer Zdenek Hampl, launched in September. Read and comment!

Imagens, diagramas e metáforas em dança | Images, diagrams and metaphors in dance

A partir de duas oficinas em que atuou em 2008, o pesquisador João Queiroz explora a importância dos ícones e analogias na dança. Leia e deixe seu comentário.
Based on two workshops in which he acted in 2008, researcher João Queiroz explores the importance of icons and analogies in dance. Read and comment.

Estrangeiro do Piauí | Foreigner from Piauí

Em 2008, Marcelo Evelin fortaleceu seu trabalho à frente do Núcleo de Criação do Dirceu, estreou novo trabalho e assinou a direção artística do Festival Contemporâneo de Dança. Deborah Rocha conversou com ele sobre como tudo começou e muito mais! Leia a entrevista aqui.
In 2008Marcelo Evelin strengthened his work ahead of Núcleo de Criação do Dirceu, premiered a new piece and also signed the artistic direction of Festival Contemporâneo de Dança. Journalist and idança collaboration Deborah Rocha talked to him about those subjects and a lot more! Read the interview here!