2009/2

Maio > agosto 2009

Nesta edição:

Um pouco de Brasil em Pina Bausch e Yvonne Rainer | A little bit of Brazil in Pina Bausch and Yvonne Rainer

Conheça um pouco da vida e da experiência profissional de Ruth Amarante e Patrícia Hoffbauer, brasileiras que integram duas companhias de renome internacional. Leia as entrevistas e comente!
Learn a little about the life and professional experience of Ruth Amarante and Patrícia Hoffbauer, Brazilian dancers who are part of two internationally renowned companies. Read the interviews and comment!

O corpo na videodança | The body in videodance

Pesquisadora de cinema, Ana Paula Nunes reflete sobre a videodança como manifestação artística na contemporaneidade. Qual é o papel do corpo nela? Como é a relação do público com a videodança? Leia e deixe sua opinião!

Verbo em dois tempos | Two times Verbo

Representantes de duas gerações da performance, Guilherme Peters e Mauricio Ianês conversaram com Deborah Rocha sobre suas ações na Verbo 09 e o que pensam do futuro desta manifestação artística. Confira as entrevistas e deixe sua opinião!

Por dentro da Cooperativa Paulista de Dança

Em seu texto, Paulo Paixão apresenta aos leitores do idança a Cooperativa Paulista de Dança, uma importante ferramenta de organização política da classe. Não deixe de ler.

Diário de bordo.2 – Prisma México | Logbook.2 – Prisma Mexico

Em seu segundo relato de viagem, Micheline Torres conta aos leitores do idança sobre suas experiências e estranhamentos como turista e fala da chegada do Prisma à Cidade do México. Confira!
In her second travel report, Micheline Torres tells idança readers about her experiences and surprises as a tourist and talks about the arrival of Prisma at Mexico City. Check it out!

Onde está o dinheiro? | Where is the money?

Continuando com as considerações da última coluna, Thereza Rocha explora as mudanças no capitalismo atual e a nova relação que a sociedade tem que criar com o desemprego. Leia e deixe seu comentário.
Keeping up with her last column’s considerations, Thereza Rocha explores the changes in current capitalism and the new relationship society must establish with unemployment. Read and leave your comment.

A dança ambulante de Qudus Onikeku | The itinerant dance of Qudus Onikeku

A colaboradora do idança, Deborah Rocha, acompanhou a passagem do performer nigeriano Qudus Onikeku por São Paulo. Leia a reportagem e assista ao vídeo da performance que ele fez nas ruas da capital paulista. E comente!

Deborah Rocha, idança collaborator, followed the visit of Nigerian performer Qudus Onikeku to São Paulo. Read the report and watch a video of his performance in the streets of the city. Comment!

Plataformas que diminuem distâncias | Platforms that shorten distances

Está cada vez mais fácil promover encontros entre artistas com ideias afins, alguém duvida? O everybodys toolbox e o open-frames são arquivos virtuais onde o artista pode postar informações sobre seus trabalhos. Saiba como é o funcionamento de cada uma dessas plataformas.
It´s getting easier and easier to promote encounters between artists with similar ideas, does anybody doubt that? Everybodys toolbox and open-frames are virtual archives where artists can post information about their work. Learn how each of these platforms work.

O Manto de Arlequim | The Harlequin Coat

Uma das mais polêmicas performers da atualidade, Orlan descreve neste texto o processo de um de seus trabalhos. Mais um em que seu corpo é o próprio material de trabalho. Leia e comente!
One of the most controversial contemporary artists, Orlan describes the creative process for one of her works. Another one in which her body is thye material. Read and comment!

A grande corrida | The big race

O crítico de dança Jaime Conde-Salazar toca em um tema polêmico neste seu texto: a pornografia na arte. Só as obras que flertam com o pornográfico conseguem se destacar? Leia e esquente a discussão!
Dance critic Jaime Conde-Salazar tackles a contrversial subject in this text: pornography and art. Are art pieces that flirt with pornography the only ones able to stand out? Read and heat up the debate!

Por uma semiótica da dança | A semiotic of dance

Neste artigo, João Queiroz e Daniella Aguiar lançam uma provocação: é necessário que se faça crítica de dança baseada numa teoria geral do signo. O que você pensa a respeito? Leia e deixe seu comentário.
In this new article, João Queiroz and Daniella Aguiar make a provocation: it is necessary to make dance critic based on a general theory of the sign. What do you think about this? Read the article and leave your comment.

O romance da dança com a matemática: primeiras notações | The romance between dance and mathematics: first notes

A matemática e a dança vivem num eterno flerte. Em seu texto, Maíra Spanghero trata das formas como essa relação se manifesta em cena ou fora dela. Leia e deixe seu comentário.
Mathematics and dance are constantly flirting. In her article, Maíra Spanghero deals with ways in which this relationship appears on stage or out of it. Read and leave your comment.

A casa de dona Lia | Misses Lia’s house

A coreógrafa Lia Rodrigues ocupou um novo armazém no no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e quer fazer dele um centro cultural para a comunidade. Mas sem fazer ação social.

Choreographer Lia Rodrigues discovered a warehouse in the middle of Maré slums, in Rio de Janeiro and she wants to turn it into a cultural center without doing social work.