Jogo de Damas – Esther Weitzman Companhia de Dança

O Espaço SESC e o Prêmio FUNARTE PETROBRAS de Dança Klauss Vianna apresentam Jogo de Damas, a mais nova criação da Esther Weitzman Companhia de Dança, com estreia para convidados marcada para o dia 20 de junho e temporada até 14 de julho de 2013, em Copacabana.

Comemorando seus 14 anos de existência e de trabalho continuado na cidade do Rio de Janeiro, a companhia dirigida pela coreógrafa Esther Weitzman chancela a criação desta nova obra seguindo o investimento de ladear os seus integrantes com intérpretes especialmente convidados. É o caso de Toni Rodrigues e Paulo Marques, em cena com a própria Esther, em Tudo Que Imagino Sobre a Morte, de 2009, ou o de Alexandre Franco, Marcelo Lopes e Marcellus Ferreira, dentre os 8 bailarinos de Territórios, espetáculo de 2006. Cada nome, uma singularidade entendida como principio e fim do dançar – compromisso ético aprendido de sua mestra Angel Vianna cuja herança a coreógrafa exerce diariamente nos seus 25 anos de atividade como educadora do movimento.

Em Jogo de Damas, esse aspecto torna-se especialmente significativo na medida do interesse de Weitzman em investir na experiência dançante como elemento constitutivo da fatura coreográfica. Experiência, no caso, diz do presente e do passado das bailarinas que compõem o elenco. A escolha pela convivência em cena de variadas faixas etárias é chave do sentido dançado do espetáculo. Se a coreografia é uma cena é porque a dança tornou-se jogo, a ponto de extrair expressividade da vivência do movimento. Traço que marca a poética de Weitzman pautada por consistente e longeva pesquisa desenvolvida no diálogo entre a dança e o silêncio, responsável pela criação de intensas paisagens físicas em suas obras.

Por isso mesmo, mais uma vez 8 intérpretes, agora todas mulheres, dentre elas  Claudia Horta, Giselda Fernandes,Mariana Souza,Mônnica Emílio,Patricia Riess ,Renata Maciel, Roberta Repetto e Thamiris Carvalho, são adequadamente chamadas de bailarinas-criadoras na ficha técnica do espetáculo e perfazem entre si o duplo sentido que dá nome à obra. Um jogo de oito damas elegantemente vestidas por Gerah Diaz e André Camacho, repetindo o sucesso da parceria da dupla com Weitzman em criações anteriores. Elegância se estende também ao trabalho do premiado José Geraldo Furtado, longevo colaborador da companhia, que veste a cena com o seu sofisticado Desenho de Luz.

flyer_eletronico_damas2Serviço:

Estreia: 20 de junho
Temporada: 21 de junho a 14 de julho
Quinta a sábado:21h; Domingo : 20h
Espaço Sesc Mezanino: Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana. Rio de Janeiro