Joinville mostra diálogos do corpo em movimento | Joinville shows the dialogues of a moving body

Texto publicado originalmente na Folha de S.Paulo, 20/07/2004

As mudanças de expressão e de ideal que perpassam a história da dança, e suas implicações no espaço do corpo, podem ser visualizadas, em versão sintética, nas apresentações contrastantes de duas companhias que estão no Brasil: o Ballet Estable del Teatro Colón, da Argentina, e o Ballet du Grand Théâtre Genève, da Suíça. O primeiro se apresenta no dia 21, no Festival de Joinville, e o segundo estréia no Rio, passa por Joinville e segue para São Paulo. O Colón traz um clássico do repertório, “Coppélia”, na versão completa, em três atos, adaptada pelo cubano Enrique Martinez. “Coppélia” é um dos primeiros balés centrados no tema da boneca que adquire vida. Coincide com o início da era industrial, o que explica o fascínio com efeitos de luz e autômatos.

No balé clássico, a hierarquia da cena mantém o solista no centro e o corpo de baile como coadjuvante; cada solista é um corpo exemplar e simbólico, que busca constantemente a verticalização e a elevação; vale dizer: o corpo é um atributo da alma. Será interessante contrastar o classicismo do Colón com as modernidades do Genève. Fundado em 1962, foi dirigido por grandes nomes da dança, como George Balanchine, Peter van Dyk e Oscar Araiz. “É uma companhia de repertório, trabalhando com uma pluralidade de linguagens”, explica a brasileira Iracity Cardoso, que foi bailarina e assistente do Araiz de 1980 a 1988 e co-diretora do Genève até 1993.

Nessa temporada, os genebrinos mostram três trabalhos. “Remansos”, de Nacho Duato, explora o “virtuosismo técnico do clássico aliado a uma poesia da composição”. Aqui a narrativa é solta, inspirada em García Lorca; e as linhas corporais adquirem maior maleabilidade e dinâmica. “Para-Dice”, de Saburo Teshigawara, mostra muitas influências do butô, com seu tempo denso em todos os movimentos. Numa outra vertente, em “Selon Désir”, Andonis Foniadakis trabalha com a “Paixão segundo São Mateus”, de Bach. Céu e inferno, martírio e fé são extremos que expõem nossa interioridade.

Joinville hospeda também uma temporada de dança contemporânea, com cinco grupos do Rio de Janeiro e um de Florianópolis. Aqui, a tônica vem dos movimentos soltos: o corpo e a qualidade dos gestos não se deixam idealizar; pelo contrário, se aproximam do cotidiano. A cena tende a ser um espaço com múltiplos focos, lugar de uma realidade contingente do indivíduo.

Mais relevante que os pontos em comum, porém, são as nuances de diferença, que fazem de fato a dança, de qualquer período ou estilo. Do clássico mais clássico ao experimental mais experimental, são as idiossincrasias de criação e interpretação que constróem o universo de sentidos, no corpo em movimento. Abrir os olhos para as diferenças será uma educação e tanto, ao longo desses dias.

* Inês Bógea é jornalista e crítica de dança da Folha de São Paulo. Text originally published in Folha de S.Paulo, 07-20-2004

The changes of expression and ideal that transit through the history of the dance, and its implications in the space of the body, can be visualized, in a synthetic version, in the contrasting presentations of two companies that are in Brazil: the Ballet Estable del Teatro Colón, of Argentina, and the Ballet du Grand Théâtre Genève, of Switzerland. The first performances in July 21st, in the Festival de Joinville, and the other premieres in Rio, passes by Joinville and goes to São Paulo. The Colón brings a classic of the repertoire, Coppélia, in complete version, with three acts, adapted by the Cuban Enrique Martinez. Coppélia is one of the first ballets centered in the theme of the doll that acquires life. It was created in the beginning of the industrial age, what explains the allure with light effect and automatons.

In the classic ballet, the hierarchy of the scene keeps the solist in the center and the body of ball as coadjuvante; each solist is an exemplary and symbolic body, that constantly search the verticalization and the rise; It is worth to say: the body is an attribute of the soul. It will be interesting to contrast the classicism of the Colón with the modernities of the Genève. Established in 1962, it was directed by great names of the dance, as George Balanchine, Peter van Dyk and Oscar Araiz. “It’s a repertoire company, working with a plurality of languages”, explains the Brazilian Iracity Cardoso, who was dancer and assistant of Araiz from 1980 to 1988 and co-director of the Genève Ballet until 1993.

In this season, the Genevans show three works. “Remansos”, of Nacho Duato, explores the “technic virtuosism of the classic allied to a poetry of composition”. Here the narrative is untied, inspired in García Lorca; and the corporal lines acquire greater malleability and dynamics. “Para-Dice”, of Saburo Teshigawara, shows many influences of butô, with its dense time in all the movements. In one another source, “Selon Désir”, Andonis Foniadakis works with the “Pation by Saint Matheus”, of Bach. Sky and hell, martyrdom and faith are extremities that display our interiority.

Joinville also promotes a season of contemporary dance, with five groups of Rio de Janeiro and one of Florianópolis. Here, the tonic comes of the untied movements: the body and the quality of the gestures are not left to be idealized; on the contrary, they approach the quotidian. The scene tends to be a space with multiple focuses, place of a contingent reality of the individual.

More relevant than the points in common, however, are the difference nuances, that make in fact the dance, of any period or style. From the most classic to the most experimental one, it is the idiosyncrasies of creation and interpretation that build the universe of directions, in the body in movement. To open the eyes for the differences will be such an education during these days.

* Inês Bógea is journalist and critics of dança of Folha de São Paulo.