Laboratório gratuito de improvisação multidisciplinar em São Paulo

O Laboratório Interdisciplinar Fronteiras Permeáveis: do espaço à cena, criado pela diretora de arte Vera Hamburger, está com as inscrições abertas até o dia 3 de abril. São 20 vagas gratuitas, direcionadas a atuantes e estudantes das artes visuais, cênicas, audiovisuais e arquitetura: diretores de arte, cenógrafos, atores, fotógrafos, iluminadores, diretores, entre outros interessados.

Para participar da seleção é preciso enviar currículo e carta de intenção até 3 de abril, pelo site do projeto. Além dos selecionados, participarão também artistas residentes convidados: a diretora teatral e iluminadora Cibele Forjaz, o músico e compositor Dudu Tsuda e as cineastas e Ana Laura Leardini e Manoela Cardoso – que serão responsáveis pela documentação foto e videográfica da experiência.

O LAB2016.1SP acontecerá de 11 a 22 de abril, em São Paulo, na Vila Itororó – Canteiro Aberto e no Centro Compartilhado de Criação. Serão 12 dias de imersão consecutivos, duas semanas de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; sábado e domingo, das 9h às 18h30.

O objetivo do laboratório é investigar o espaço da cena como linguagem, explorando mecanismos de criação e percepção do espetáculo contemporâneo, seja ele performativo, cênico, visual ou audiovisual. A base do trabalho é a improvisação multidisciplinar. A partir de elementos fundamentais da construção do espaço e de sua visualidade, artistas e estudantes de diferentes áreas são convidados a participar da criação coletiva.

A experiência divide-se em três módulos. O Módulo I, Da experiência à forma, é realizado em espaço de estúdio contando com materiais e equipamentos disponíveis ao manuseio do participante para a construção e vivência do lugar. O Módulo II, Da arquitetura ao personagem o grupo investiga a emblemática Vila Itororó e entorno. A conclusão da oficina reúne os participantes para a discussão conceitual no Módulo III, Direção de arte, um conceito em prática.

Os encontros são conduzidos pela própria diretora de arte que, diante da quase inexistência da direção de arte nos currículos de formação artística ou da arquitetura, desenvolveu tal método em mais de 10 anos de pesquisa pedagógica e 30 na atuação artística profissional no cinema, teatro e exposições.

Trata-se da primeira seleção aberta do LAB Fronteiras Permeáveis, que já foi realizado, entre outros territórios, na 12a Quadrienal de Pragae na ECA – USP como objeto de estudo da dissertação de mestrado O desenho do Espaço Cênico: da experiência vivencial à forma, que encontra-se em vias de publicação. A atual edição foi contemplada pelo edital ProAC de Artes Integradas.

Veja abaixo o teaser do projeto:

Laboratório Interdisciplinar Fronteiras Permeáveis: LAB 2016.1SP
De 11 a 22 de abril
Inscrições até 3 de abril
20 vagas gratuitas

Módulo 1 – Da experiência à forma
De 11 a 15 de abril
Segunda a sexta das 14h30 às 18h30
Centro Compartilhado de Criação

Módulo 2 – Da arquitetura ao personagem
De 16 e 17 de abril
Sábado e domingo das 9h às 18h30
Vila Itororó – Canteiro Aberto

Módulo 3 – Direção de arte, um conceito em prática
De 18 a 22 de abril
Segunda a sexta das 14h30 às 18h30
Vila Itororó – Canteiro Aberto

Videografia e Debate Final
Dia 26 de maio de 2016
Quint, 20h
Vila Itororó-canteiro aberto

Centro Compartilhado de Criação
Rua James Holland, 57 – Barra Funda

Vila Itororó-canteiro aberto
Rua Pedroso, 238 – Bela Vista

Mais informações e inscrições pelo site