Lançamento de ‘Dança Contempop’ na Feira do Livro de Santa Maria

Hoje, às 18h, tem lançamento de Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se, na 43ª Feira do Livro de Santa Maria, RS. O livro, de autoria do professor, coreógrafo e pesquisador da dança Odailso Berté, é o primeiro livro sobre dança a ser publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria.

O neologismo contempop (contemporâneo + pop) foi um jeito que encontrou de pensar sobre processos de criação em dança a partir de como os corpos se relacionam com imagens, nesse caso, imagens da cultura pop. Três ícones da cultura pop aparecem na obra permeando esses questionamentos: Pina Bausch, Frida Kahlo e Madonna.

Tomando como ponto de partida essas imagens, Berté desdobra questionamentos sobre dicotomias frequentes nas discussões sobre arte e sociedade contemporânea, como a relação entre arte e mercadoria e a relação entre arte popular e erudita. Segundo ele, o simples fato de propor o cruzamento entre a dança contemporânea e a cultura pop já declara um posicionamento estético e político não convencional. “Pode parecer simples dizer isso, todavia, tal propósito mexe com questões da tradição artística que há séculos pesam sobre nossos modos de ver, compreender, fazer e ensinar arte e, especificamente, dança”, argumenta.

A proposição da dança contempop vem sendo estudada e praticada no Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Licenciatura em Dança da UFSM, coordenado pelo autor. Antes, do lançamento, às 17h, será apresentadaa intervenção artística Me Kahlo, um dos trabalhos criados pelo Grupo LICCDA, a partir das relações que os dançarinos estabeleceram com imagens da pintora mexicana.

[Foto: Intervenção Me Kahlo. Imagem de Joana Gunther.]