Projeto W-Est_Where / Foto: DR

Leste e oeste de um mesmo lado da Europa

Nesta terça e quarta-feira (10 e 11/05), o Teatro Viriato, em Portugal, acolhe a 2ª edição do projeto W-Est_Where, um encontro de cooperação coreográfica que envolve artistas de França, Portugal, Croácia e Hungria. O projeto tem o objetivo de fomentar e facilitar a troca de experiências entre artistas do leste e oeste europeu.

Nesta terça-feira, a atração foi um programa de solos. Foram apresentados: a estreia de Short Fantasy About Reclaiming the Owership over my Own Body, de Marjana Crajac (Croácia); Que ser?, de Sofia Fitas (Portugal); Vis-a-Vis Meeting With A, de Anna Réti (Hungria); e From 0 to 26, de Cindy Dague (França).

Na quarta, a programação será voltada a profissionais de dança – Milko Sparemblek dará aula de composição coreográfica. Em seguida, haverá uma conversa para analisar os solos apresentados no dia anterior com a presença dos artistas envolvidos e dos coreógrafos tutores dos trabalhos. À noite, Sparemblek dará a palestra O que fica quando termina o movimento?, com moderação de Tiago Bartolomeu Costa e participação de Rui Horta, João Fiadeiro, Eszter Gál e Paulo Ribeiro. Encerrando o dia, será exibido o filme Alibantes, de Romulus Neagu (Romênia), seguido de conversa com o artista sobre seu processo criativo.

O Teatro Viriato fica no Largo Mouzinho de Albuquerque 1057, Viseu. Informações: 232 480 110 e geral@teatroviriato.com.
Viseu

Leia também: Encontro de dança para reunir artistas europeus

# Siga o idança no twitter.