Lia Rodrigues e Neto Machado integram especial do Discoreografia – Música, Dança e Blá Blá Blá gravado em Salvador

Já esta no ar no site do Itaú Cultural a série Ao vivo em Salvador, do Discoreografia – Música, Dança e Blá Blá Blá, com programas especiais gravados na capital baiana, dentro do IC8 – Encontro de Artes: Arte, tesão e outras transas, realizado pela Dimenti Produções Culturais. Diante de uma calorosa plateia, os coreógrafos Lia Rodrigues, Neto Machado e Raul Rachou conversaram com Elisabete Finger sobre seus processos de criação em arte, memórias e histórias profissionais e pessoais, apresentando uma seleção musical no Café da Aliança Francesa, ao pôr do sol, com vista para a Bahia de Todos os Santos.

A conversa com Lia Rodrigues foi gravada ao vivo no final de setembro. A coreógrafa levou a peça Pindorama para abrir a programação do Encontro. Na conversa, denominada Biblioteca Musical, Lia apresenta o álbum Caixa de Folia, um dos desdobramentos de sua imersão na vida e obra de Mario de Andrade. O CD foi trilha sonora de um de seus trabalhos, e é uma parceria criativa entre a Lia Rodrigues Cia de Danças e o músico Zeca Assumpção, com participação de outros músicos como Marlui Miranda, Robertinho Silva, Lelo Nazário, Caito Marcondes, e vozes de Denize Stutz, Micheline Torres, Marcela Levi e Mariana Roquete Pinto. Para ouvir Lia Rodrigues e sua Biblioteca Musical clique aqui.

O segundo programa da série teve como convidado o bailarino e coreógrafo Neto Machado intitulado Pop, Led, Play – Na trilha de um Piá de Prédio. Nele, Neto fala da influência da música e da cultura pop em suas criações e apresenta uma seleção de hits de Michael Jackson, David Bowie e Daft Punk. O artista lembra sua trajetória, da infância “piá de prédio” em Curitiba, passando pelo hip hop na academia, até chegar à criação dos trabalhos atuais, à mudança para Salvador e sua participação como curador, produtor e articulador cultural em projetos como o IC – Interação e Conectividade. Pop, Led, Play – Na trilha de um Piá de Prédio pode ser conferido em: www.novo.itaucultural.org.br/canal-radio

O terceiro e último desta série vai ao ar ainda este mês, com Raul Rachou comentando sua trajetória e discorrendo sobre suas memórias musicais. O site é atualizado com novos programas toda última terça-feira do mês.

O programa

Realizado pelo Itaú Cultural e idealizado por Elisabete Finger, que também faz a curadoria e apresentação, Discoreografia – Música, Dança e Blá, Blá, Blá é um programa de web-rádio em que artistas falam de suas obras e de seus processos criativos através da música. Em cada edição, a apresentadora recebe um convidado diferente para que apresente sua discografia pessoal, histórias, memórias e projetos. O objetivo é ser um encontro, no velho estilo rádio, para escutar música e falar sobre como ela embala criações coreográficas, performáticas, teatrais, cinematográficas, visuais, literárias e filosóficas.

Foto: © Tiago Lima