manifesta! no Teatro Cacilda Becker até dezembro

O público carioca ganhará uma programação intensa e ininterrupta, que ocupará o Teatro Cacilda Becker a partir de sábado (3/09) e até dezembro. Com curadoria de Gustavo Ciríaco, o manifesta! terá espetáculos, exibição de filmes e oficinas, entre outras atividades. “Essa ocupação é uma concretização dos avanços políticos da dança, especialmente no Rio. O objetivo é popularizar a dança contemporânea na cidade e ocupar novos espaços”, diz Ciríaco, um dos ‘artistas-ativistas’ da dança na cidade, que idealizou o projeto em parceria com Dyonne Boy, Lucía Russo, Marcela Levi e Marta Vieira.

O manifesta! foi o projeto vencedor do edital de ocupação lançado pela Funarte. A programação começa neste sábado, com a performance Aqui enquanto caminhamos, de Ciríaco e de Andrea Sonnberger, a partir das 18h. Nela, o público é levado por uma caminhada urbana guiada. A performance culminará na festa de abertura aberta ao público na Praça São Salvador.

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro serão realizadas edições da Coleção Roberto Pereira, homenagem ao crítico e pesquisador de dança morto em 2009 com entrevistas públicas com as artistas Márcia Rubin, Marcela Levi, Esther Weitzman e Márcia Milhazes. Ainda em setembro, Luiz Abreu apresenta Espetáculo, nos dias 9, 10 e 11; João Lima mostra O outro do outro, nos dias 16, 17 e 18; Wagner Schwartz apresenta Piranha, nos dias 23, 24 e 25; e encerrando o mês, Adriana Banana e Clube Ur=H0r mostram Desenquadrando Euclides nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.

Dentro da programação do manifesta!, as oficinas ganharam o horário das 10h30 às 12h30 às terças/quintas-feiras e às segundas/quartas-feiras. A primeira delas será Movimento cênico, com Andrea Jabor, de 6 a 29 de setembro. De 7 a 30 de setembro, Bruno Williams trabalhará as potencialidades do hip-hop em B.A.S.E em danças urbanas. Os interessados em se inscrever devem enviar email para manifestacacilda@gmail.com indicando a oficina desejada.

A programação do manifesta! ocupará o Teatro Cacilda Becker até dezembro. Todas as atividades são gratuitas, com exceção dos espetáculos, que custam R$ 10. Acompanhe a programação mês a mês aqui no idança.

Leia também: Ocupação continua em outubro

# Siga o idança no twitter.