Marcela Levi e Lucía Russo estreiam nova criação no Rio

Um corpo permeável, mais elástico, que pode romper, que suja e se suja, que pensa e é pensado, morde e é mordido. Incorporando a energia da violência como disparadora de uma espiral de forças em tensão, as coreógrafas Marcela Levi (Rio de Janeiro) e Lucía Russo (Argentina) estreiam no Rio seu mais novo trabalho: Mordedores.

Em colaboração com jovens performers, as artistas realizaram ao longo de 2014 uma pesquisa sobre a violência, entendida e experimentada para além de suas conotações imediatas de aniquilamento, morte e destruição. Tal tomada de posição permitiu às diretoras e aos performers articularem os corpos de modo impiedoso e ao mesmo tempo, com uma precisão delicada, resultante de um equilíbrio frágil de relações e afetos em circulação.

“Para nós o projeto faz parte da procura de uma dança de corpos atrelados ao fora, corpos divertidos (vertido em dois). Aí é que nos toca uma Bjork cantando Violently Happy; o eu fraturado de um Rimbaud ou o Nijinsky quando escreve em seu diário: ‘Nós somos ritmos. Os sentidos se situam sempre sob a fronteira, face a face com a onda proliferante da diferença. Não há identidades, apenas ritmos’, explicam as coreógrafas.

Após terem atingido certa dinâmica plástica e uma estrutura rítmica, Levi e Russo passaram a propor workshops em que outros performers integram momentaneamente a formação original que atua em Mordedores. Assim, corpos estranhos ao projeto e ao seu modus operandi passam a contaminá-lo, reabrindo a pesquisa do grupo em torno de um novo ritmo plástico.

No jogo incessante de morder e ser mordido, as mandíbulas se equilibram entre o metafórico e o literal, evitando tanto o espetáculo obsceno da ferida exposta, do arrancar pedaços, quanto o gesto falso de uma mordida que não afeta intensamente o corpo alheio. Desse modo, expõem a fragilidade da forma, fazendo da degradação sua vitalidade, a vitalidade do contato sujo com outros corpos, suados, vermelhos.

Mordedores estreia dia 14 de março, sexta-feira, com apresentações nos dias 15 e 16 no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio.

Foto: Montagem de Paula Delecave

Serviço:

Mordedores, de Marcela Levi e Lucía Russo

Estreia dia 14 de março, sábado, às 21h
Apresentações: 15 de março, domingo, às 20h e 16, segunda-feira, às 21h
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro