Marcelo Evelin assina novo espetáculo da companhia norueguesa Carte Blanche

O coreógrafo, pesquisador e intérprete piauiense Marcelo Evelin é quem assina a coreografia de The Who of Things, segunda parte do espetáculo We Are Here Together, também coreografado por Evelin ao lado de Mia Habib, para a companhia norueguesa Carte Blanche. Colaborando desde 1986 em pesquisas de dança com diferentes artistas europeus, seus últimos espetáculo Matadouro (2010) e De repente fica tudo preto de gente (2012) estão atualmente circulando por teatros e festivais no Brasil e internacionalmente. Em 2014 criou Batucada, performance para 50 intérpretes, comissionada pelo Kunsten Festival des Arts, em Bruxelas e já apresentada na Alemanha e várias cidades brasileiras.

The Who of Things parte da metáfora da antropofagia – ou canibalismo subjetivo – para acionar a ideia do outro dentro de nós. Referindo-se ao ritmo como linguagem e ao ritual como performatividade, a montagem aproxima o ecossistema como uma organização de formas de vida, a partir da complexidade de uma colmeia ao rebanho selvagem dos animais.

Os índios brasileiros pensavam tudo no mundo como algo humano: as pedras, as árvores, o céu e a chuva existiam para eles como uma personificação da humanidade. Eles também se envolviam na prática de canibalismo, comendo a carne de seus inimigos, seus mestres e as pessoas que honravam, a fim de preservar “o outro” dentro de si.

Para além do individualismo nas noções equivocadas que preservam o colonialismo ao longo dos tempos, o trabalho está à procura de um lugar comum, a condição de união, e um nível de expansão da humanidade por todos os seres. Coprodução do Bergen International Festival 2016, a estreia mundial de The Who of Things aconteceu nesta quinta-feira, 26, no Estúdio Bergen, sede da companhia na Noruega e tem turnê programada para a Alemanha em agosto deste ano.

Fundada em Bergen em 1989, a Carte Blanche realiza turnês de seus trabalhos tanto na Noruega como internacionalmente. É conhecida pela sua hospitalidade, disposição, capacidade e apetite de conhecer outras ideias e jeitos de pensar, transformando-as em instigantes e envolventes performances.

[Fotos: The Who of Things © Helge Hansen/Carte Blanche]