Marcelo Evelin convida pessoas a participarem de ‘Batucada’ no Festival de Curitiba

O projeto Batucada recebe até 14 de março inscrições de pessoas interessadas em participar das apresentações durante o Festival de Curitiba. Serão escolhidas 40 pessoas, podendo ser, segundo o chamamento público divulgado pelo evento, “cidadãos, artistas, ativistas, mulheres, homens, gays, lésbicas, travestis, trans, com ou sem experiência em arte contemporânea, de qualquer grupo étnico ou classe social, que tenham de 18 a 90 anos, que queiram batucar panelas e latas, que queiram trazer seus corpos para a luta, que queiram performar uma ficção”.

Batucada foi concebido inicialmente para o contexto do Kunsten Festival des Arts, em Bruxelas, na Bélgica, onde estreou em maio de 2014. No início de 2015 teve sua primeira apresentação no Brasil, no Galpão do Dirceu, em Teresina, cidade onde vive e trabalha Marcelo Evelin, criador do projeto. Com Batucada, o coreógrafo se debruçou sobre a tarefa de empregar ideias e dinâmicas de convívio humano e se concentrou em como o corpo se torna um meio de expressão no espaço público, nesse caso, permeado pela ideia de manifestação política e com uma forte influência do carnaval brasileiro.

Os interessados devem escrever para batucada@festivaldecuritiba.com.br contando por que desejam participar do projeto, incluindo nome, idade, telefones para contato e uma foto. A seleção será feita no dia 16 de março, em local e horário que serão informados por e-mail. Os selecionados serão informados até as 12h do dia 17, e deverão ter disponibilidade para participar dos ensaios – de 17 a 22  de março, das 17 às 22h – e nos dias das apresentações – 23 e 24 de março, a partir das 16h até o fim das apresentações.

Veja esta reportagem da TV Antena 10, de Teresina, sobre Batucada: