Mesclando dança e audiovisual, Funarte recebe performance Corpo Projeção

Usar o próprio corpo como tela para exibição de vídeo. Depois, convidar o público para um ambiente onde não há limites entre o sonoro, o visual e o sensorial. Fazer tudo isso usando como fonte de inspiração a filosofia oriental. Essa é a proposta essencial do espetáculo Corpo Projeção, das artistas Luiza Folegatti e Julia Viana. Trata-se de uma instalação coreográfica audiovisual que convida o público para uma experiência de imersão em um ambiente sensorial de cores, texturas e ritmo próprios, longe do tempo acelerado da rotina urbana.

Dança, instalação, vídeo mapping. Corpo Projeção vai além das rotulações para desdobrar a ação proposta em infinitas possibilidades. Inspirado  em preceitos das práticas corporais, o trabalho traz para o centro da apresentação uma brincadeira com os opostos que nos rodeiam a todo instante – claro/escuro, calmo/agitado, colorido/monocromático. Com movimentos fluidos que preenchem a sala toda, a performance passa por momentos de intensidade sonora e silêncio absoluto, de movimento frenético e tensão estática.

O espetáculo acontece dentro de uma sala com duas projeções mapeadas nas paredes, e é constituída por quatro momentos que exploram a relação das imagens com os corpos das artistas: como imagens externas geram imagens internas que geram movimentos e o caminho inverso. O cenário é formado apenas por projetores, caixas de som e uma ilha de equipamentos que são manipulados ao vivo. “Mais do que uma reação, queremos provocar uma relação. Corpo Projeção é uma criação de um espaço de imagens e movimentos em que as pessoas possam estar”, explica Julia.

Com colaboração da dançarina e diretora Key Sawao e da professora de artes corporais chinesas Maria Lucia Lee, o trabalho vai circular também pela grande São Paulo e interior paulista. Ao todo, serão  12 apresentações gratuitas, seis na capital, duas em Campinas, duas em Piracicaba e duas em Santo André.

Contemplado com o PROAC Artes Integradas de 2015, a estreia na capital paulistana acontece nesta sexta-feira, 31, às 21h, na Funarte. Além das apresentações, o projeto prevê também quatro oficinas gratuitas – uma em cada cidade – de Dança e Imagem, compartilhando experimentos realizados durante o processo de criação e práticas abertas de artes corporais chinesas. Todo o processo de criação, assim como as apresentações e oficinas será registrado e disponibilizado no site do projeto, onde também estão disponíveis fotos, vídeos e referências da pesquisa.

Foto: Divulgação

Serviço:

Corpo Projeção, 2013 – 2015

Apresentações:

São Paulo

Datas: 31 de julho, 01 e 02 de agosto
Horário: Sexta e sábado, às 21h e Domingo, às 20h
Local: Funarte – Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos
Telefone: (11) 3662-5177
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos

Datas: 19, 21 e 22 de agosto
Horário: 20h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Telefone: (11) 3221-5558

Santo André

Data: 08 e 09 de agosto
Horário: Sábado, às 20h e Domingo, às 19h
Local: Escola Livre de Teatro
Endereço: Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha
Telefone: (11) 4996-2164

Campinas

Data: 02 e 03 de setembro
Horário: 20h
Local: Museu da Imagem e do Som (Salão expositivo – térreo) – Rua Regente Feijó, 859
Telefone: (19) 3733-8800

Piracicaba

Data: 19 e 20 de setembro
Horário: 20h
Local: Ponto de Cultura Garapa – Rua Dom Pedro II, 1313, Bairro Alto

OFICINAS

Corpo Projeção: experimentos de corpo e imagem é uma oficina proposta pelas artistas Julia Viana e Luiza Folegatti, criadoras do projeto Corpo Projeção, e serão oferecidas gratuitamente ao público interessado. Na capital, serão ministradas nos dias 17 e 18/08, das 17h30 às 21h30 na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Serão trabalhados procedimentos de criação na intersecção entre dança, vídeo e projeção, juntamente com exercícios de culturas orientais. Esta pesquisa tem como característica não se definir em uma linguagem ou se limitar apenas a um tipo de espaço, propondo, ao contrário, a dissolução da arquitetura e do corpo através da criação de imagens.

Público-alvo: Artistas, estudantes de artes e interessados em geral, acima de 16 anos.
Nº de vagas oferecidas: 20
A seleção deve ser feita por meio de inscrição e carta de interesse.
Duração: 3 horas