Minicursos gratuitos de Laban, com Ligia Tourinho, em São Paulo

O Instituto Caleidos, no Rio de Janeiro, está realizando a 17ª edição das Labanianas, evento criado em 2001 para reunir interessados na linguagem da dança, em situações cênicas, de ensino e aprendizagem. O principal foco são os princípios desenvolvidos pelo coreógrafo húngaro Rudolf Laban (1879-1958), em especial a coreologia, um conceito aprimorado por ele para a codificação da dança em partituras.

Este ano, as Labanianas farão parte do Projeto Lapa, eu vou a pé, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Ao todo serão realizadas três Labanianas durante o primeiro semestre de 2016 compostas de minicursos de três dias cada, ministrados por profissionais cujas trajetórias estejam ligadas ao desenvolvimento dos estudos de Laban.

Abertas ao público profissional da dança e da educação, com coordenação de Isabel Marques, terão duração de 12 horas de trabalho com emissão de certificado. Serão oferecidas 20 vagas gratuitamente e o primeiro dia do minicurso, sexta-feira, é sempre aberto ao público em geral.

No mês de fevereiro, a professora convidada é a artista Lígia Tourinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em Arte pela Unicamp  e professora da Pós-graduação em Laban da Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro. O minicurso será do dia 26 ao 28, com aulas práticas e teóricas que abordam os princípios de Laban e o trabalho de criação da artista.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário online até dia 18 de fevereiro. O resultado das  inscrições será postado na página do Instituto e os selecionados serão notificados por e-mail. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo email producaocaleidos@gmail.com


Labanianas 17ª Edição
Instituto Caleidos
R. Mota Pais, 213 – São Paulo
Dias 26 a 28 de fevereiro
sexta, das 20 às 22h (aberto ao público em geral)
sábado das 10h às 18h
domingo das 10h às 13h
Público-alvo: profissionais da dança e da educação
20 participantes

Gratuito

[Lígia Tourinho, ‘Entre o verde e o lilás’ (2007)]