Richard Cragun / Foto: Divulgação

Morre Richard Cragun

O bailarino americano Richard Cragun morreu na manhã de hoje, 06 de agosto, aos 67 anos, no Rio de Janeiro. Internado desde a semana passada no Hospital Rio Laranjeiras, Cragun, faleceu de septicemia e complicações pulmonares e cardíacas. O corpo será cremado no Cemitério do Cajú nesta terça, 07 de agosto, às 13h40.

Cragun nasceu em, 05 de outubro de 1944, em Sacramento, na Califórnia, onde começou seus estudos de sapateado e balé. Frequentou a Banff School of Fine Arts no Canadá e mais tarde estudou na Royal Ballet School de Londres.  Consolidou sua carreira no Ballet de Stuttgart, na Alemanha, onde ficou de, 1962 a 1996, e formou dupla com a bailarina brasileira, Marcia Haydée, com quem foi casado duarante 16 anos. Durante seus 34 anos de atuação no balé alemão, foi considerado um dos cinco maiores bailarinos do século XX. No ano de 1996 o bailarino assumiu a diretoria do Ataats Ballet Berlin.

Desde 1978, Cragun, desenvolveu uma relação com o Brasil e o desejo de morar no país. Em conjunto com o coreógrafo brasileiro Roberto de Oliveira, o bailarino trabalhou na criação da Associação DeAnima Ballet Contemporâneo desde 1998, quando em 2001, a companhia virou realidade no Rio de Janeiro, e Cragun se mudou para a cidade. Já em 2003, assumiu a direção do Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e montou Giselle, O Lago dos Cisnes, Onegin, La Fille Mal Gardée, 7ª Sinfonia de Bethoven e Voluntaries. Ficou na companhia até, 2004, no ano seguinte, 2005, Cragun sofreu um acidente vascular cerebral. A DeAnima Ballet Contemporâneo encerrou seus trabalhos em 2008. Richard Cragun trabalhava na remontagem do espetáculo, Onegin, que estreou no último dia, 04 de agosto, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Cemitério do Cajú fica na rua Carlos Seidl, s/n, Cajú, Rio de Janeiro.

#Siga o idança no twitter.