Mostra traz obras que refletem a vulnerabilidade da mulher em sociedade

Cinco artistas brasileiras contemporâneas apresentam ao público obras que tratam das vulnerabilidades que acompanham a história das mulheres na mostra Silêncio(s) do feminino. A exposição permanece aberta a partir de hoje (5) até 21 de agosto, na Galeria II da Caixa Cultural, na cidade do Rio de Janeiro.

Com curadoria de Sandra Tucci, a mostra reúne 36 trabalhos – entre vídeos, fotografias e desenhos – das artistas Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moysés, Rosana Paulino e Marcela Tiboni, que partem de discussões sobre gênero, identidade e violência social.

Um exemplo é a discussão da individualidade que aparece em Fired, série de fotografias de Cis Bierrenbach, em que a artista, que também já foi jornalista fotográfica, produziu diversos autorretratos, caracterizada com uniformes de diferentes profissões, como empregada doméstica, comissária de bordo e policial. As fotos, depois de impressas em tamanho real, foram atingidas por balas de revólver e outros artefatos explosivos.

A maternidade é outra temática presente, que se evidencia no vídeo Glam, da multiartista Lia Chaia, que registrou aspectos da sua primeira gravidez, a partir de suas vivências em dança e movimento, buscando em seu trabalho formas de estar no mundo. Nas imagens, a artista sutilmente desenha, constrói e descontrói espaços com seu próprio corpo-instrumento e deixa rastros sobre lantejoulas vermelhas, investigando força, peso, tamanho, espacialidade e sentido.

A posição da mulher negra na sociedade brasileira é uma das discussões do trabalho da artista Rosana Paulino, que apresenta a série Assentamentos – Adão e Eva no paraíso brasileiro (2014), desenhos em técnica mista sobre papel azul foram originados a partir de retratos de pessoas de procedência africana, desconhecidos e desconhecidas, sugerindo a criação da civilização brasileira a partir de um casal de negros escravizados.

Silêncio(s) do feminino
De 5 de julho a 21 de agosto
De terça a domingo, das 10h às 21h

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3980-3815

Entrada gratuita

[Foto: Imagem de Fired, de Cris Bierrenbach]