Mostra virtual de vídeos explora olhares sobre o erotismo

Interessada em entender como o conceito de erótico vem sendo entendido e trabalhado na arte contemporânea, a artista Letícia Sekito e sua Companhia Flutuante tiveram a ideia de desenvolver a mostra virtual de vídeos Flow on. Em parceria com o Acervo Mariposa – que dividirá a curadoria – Sekito quer buscar vídeos que explorem o erotismo e a sensualidade do cotidiano, longe da espetacularidade com que normalmente se encara esse conceito. “A ideia é não definir algo como erótico, queremos entender que imagens as pessoas usam para tratar desse tema. A mostra não é fechada para videodança ou videoarte, não pretendemos ter nenhum tipo de recorte, o que me interessa é a diversidade de olhares”, avisa Sekito.

A pesquisa faz parte do Projeto Flutuante, contemplado pelo 9º edital de Fomento à Dança, e que conta ainda com a criação do site, duas palestras, workshop e a estréia do espetáculo Flutuante em 5 de julho. A mostra Flow on ficará no ar entre os dias 5 e 12 de junho, no site da companhia.  A artista avisa que nenhum material será usado para criação: “queremos apenas instigar a discussão para fugir dos estereótipos”.

O formato virtual da mostra foi pensado com o objetivo de alcançar um número maior de pessoas e, quem sabe, descobrir mais olhares sobre o que pode ser encarado como erótico atualmente já que os vídeos apresentados estarão abertos a comentários. “É um formato mais democrático. Além disso, em São Paulo está cada dia mais difícil reunir as pessoas em um lugar, é uma avalanche de compromissos e trânsito… Assim, acreditamos juntar mais pessoas que não fazem parte da nossa rede”, justifica.

O prazo para submissão de vídeos é 18 de maio e a ficha de inscrição está disponível aqui. Mais informações sobre as inscrições pelo email contato@companhiaflutuante.com.

Leia também: Palestra tratará das transformações na arte visual japonesa desde o século XVI

Letícia Sekito faz pré-estreia de última etapa do Projeto Flutuante

# Siga o idança no twitter.