Nova edição do Feminino na dança em SP

Começa nesta quarta-feira (20/02), no Centro Cultural São Paulo, a 17ª edição do festival O Feminino na Dança, com apresentação de cinco coreografias criadas e interpretadas por mulheres, exposição fotográfica e ciclo de conversas sobre dança.

Este ano, o festival será dividido em três programas. O primeiro, em cartaz até 24 de fevereiro, é composto pelos trabalhos de duas novatas: Érica Tessarolo, de Campinas, e Candice Didonet, de São Paulo. Em Quimera, Érica busca ultrapassar a realidade e se aproximar da fantasia através da dança. Pés Descalços Caminham Calados, de Candice, usa pequenos gestos para abordar o dilema da instabilidade das relações. “É a primeira vez que participo dançando, mas sempre acompanhei o festival como espectadora. Para criar Pés Descalços Caminham Calados pesquisei aspectos da mobilidade e explorei, entre outras coisas, a relação do corpo com o salto alto. É uma relação bem feminina”, explica Candice.

Idéias elaboradas nas áreas de matemática e engenharia são o ponto de partida de Graceful Degradation, criado e interpretado por Raquel Pires (Belo Horizonte/Nova Iorque), que será apresentado no 2º programa do festival. A partir das duas disciplinas, Raquel cria movimentos inspirados em ações simples como locomover, equilibrar e rodopiar. Também volta ao programa – em cartaz de 27 de fevereiro a 2 de março – o trabalho Pés Descalços Caminham Calados.

Adriana Coldebella, Beatriz Sano, Larissa Ballarotti (Campinas) abrem o 3º programa, entre os dias 5 e 16 de março. O trio mostra o trabalho Irregularidades Coerentes, que trata da fluência e dos percalços das relações adquiridas durante a vida. Fechando o festival, Ana Dupas, Cléia Plácido, Grasiele Sousa, Mariana Camargo e Simone Mello dançam OU, criação de Lívia Seixas (São Paulo). Serão apresentadas três das sete cenas que compõem o espetáculo, que explora os conceitos de mobilidade, imprevisibilidade, ordenação e fragmentação.

Além das apresentações, a programação do festival inclui exposição de fotos de edições anteriores e discussões sobre os rumos da dança. Nos dias 21 e 28 de fevereiro e 6 e 13 de março, as apresentações serão precedidas de ciclo de conversa com a pesquisadora e crítica de dança Helena Katz. Serão discutidos os temas Os Novos Treinamentos da Dança e Inventar a Dança para Redescobrir o Corpo.

SERVIÇO:
17ª Edição O Feminino da Dança
20 de fevereiro a 16 de março de 2008
Sala Paulo Emilio Salles Gomes
de quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Entrada franca

Exposição fotográfica
20 de fevereiro a 16 de março de 2008
Espaço Flávio Império – Foyer
terça a domingo das 10h às 22h