Múltipla Dança: seminário internacional em Florianópolis

Começa nesta terça-feira (12/08), em Florianópolis, a 3ª edição do Seminário Internacional Múltipla Dança. Ao reunir palestras, espetáculos, oficinas e mostra de videodança, o evento tem como principal objetivo ser um espaço para promover o conhecimento em dança, gerar discussões e incentivar o pensamento crítico.

“Uma das grandes dificuldades do mercado da dança é garantir a continuidade de seus projetos, freqüentemente ameaçados de extinção por motivos que vão da carência de apoio financeiro até a falta de motivação de seus participantes. Fazer o Múltipla Dança pelo terceiro ano consecutivo é uma vitória”, dizem as curadoras do evento, Jussara Xavier e Marta César, no texto de abertura.

Como o próprio nome da mostra sugere, a programação é múltipla. A abertura será nesta terça-feira, com a Cia. Clébio Oliveira, do Rio de Janeiro, que apresentará Tudo que se espera… (foto) Livremente inspirado no livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o espetáculo recria a atmosfera de angústia, miséria e, por vezes, esperança através da fragmentação de movimentos.

Nos dias seguintes, as manhãs serão dedicadas às oficinas: Mostra e reflexões sobre as relações entre dança e vídeo, com Armando Menicacci, e Arte da Presença Técnica de dança contemporânea, com Sonia Mota. A bailarina e coreógrafa brasileira radicada na Alemanha encerrará a noite de espetáculos apresentando o solo Vi-vidas – em turnê pelo Brasil –, que aborda o comportamento da mulher em três culturas distintas: islâmica, cristã e a brasileira.

A tarde de quarta-feira (13/08) está reservada para a seleção de videodança canadense, uma parceria com o festival Dança em Foco (para saber mais sobre o festival, clique aqui). Na primeira parte do programa, serão exibidos nove trabalhos vindos do Canadá, enquanto a segunda parte será destinada apenas à apresentação de Amelia, de Edouard Lock, um dos destaques do Dança em Foco 2008.

Em solo / Foto divulgação

Em solo / Foto divulgação

Já na quinta-feira (14/08), o Múltipla Dança abre espaço aos artistas locais, com a Mostra de Bolso, que reunirá apenas artistas catarinenses. Monica Siedler e Roberto Freitas apresentam 1A (UMA), uma investigação da multiplicação de personagens através de um jogo com a imagem projetada numa tela. Em seguida, Érika Rosendo mostra Em Solo (foto ao lado), resultado de um estudo que ela realizou no Núcleo Coreográfico de Natal. Ele parte de um estudo sobre as articulações de uma bailarina de caixinha de música. Por fim, o Kaiowas Grupo de Dança apresenta Cumprimento Fiel, um trabalho nascido a partir da forma circular e suas representações.

Na quinta e na sexta-feira (14 e 15/08), o programa Diálogos propõe a discussão de dois temas relevantes para a dança contemporânea. Na primeira mesa, Nayse Lopes (Panorama de Dança), Sacha Witkowski (Festival Diagnóstico da Dança) e Simone Avancini (Sesc/SP) debatem sobre as alternativas de acesso à dança, o fluxo das informações no setor e a descentralização dos circuitos de dança. A mediação será de Marta César.

A mesa de sexta-feira tratará da visibilidade que a dança tem atualmente e colocará em questão temas como: como fortalecer o mercado da dança? Qual o papel da educação, da política e das mídias? Quais as responsabilidades dos profissionais da área para superar a invisibilidade social? Participarão da discussão Armando Menicacci (França), Sandra Meyer (SC) e Sonja Gradel (RJ), com mediação de Jussara Xavier.

A sexta-feira também será voltada para os lançamentos de publicações em dança, entre elas, o novo idança, no ar há uma semana. Também serão lançados os livros: Ruth Rachou – Biografia, de Bernadette Figueiredo e Izaías Almada; Seminários de Dança – Histórias em movimento, organizado por Roberto Pereira, Sandra Meyer e Sigrid Nora; e Pesquisas em dança – Coleção Dança Cênica Volume 1, organizado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres.

O Múltipla Dança é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, com patrocínio da Tractebel Suez. A programação completa, os horários e endereços dos encontros e espetáculos podem ser acessados no site do evento.