Grupo Nômades estreia “Palavras em giz” (GO)

“Palavras em giz” é o nome do novo espetáculo do Nômades Grupo de Dança, que estreia neste final e semana, em Goiânia.

Composto por relatos autobiográficos dos dançarinos, o espetáculo é uma tentativa da diretora e coreógrafa Cristiane Santos experimentar novos métodos para criar. “Geralmente os espetáculos dizem muito de mim, porque o grupo é novo e trabalho com bailarinos que estão caminhando para uma profissionalização. Pensei que para esse espetáculo precisávamos dar um salto maior.”, diz Cristiane.

Partiram da leitura do texto “Pensamento, corpo e devir”, escrito pela pesquisadora Suely Rolnik, e “O livro do desassossego” (1982), de Fernando Pessoa, com o intuito de chegar a um entendimento de memória e de olhar para suas próprias histórias. Segundo Cristiane, como resultado cênico “os bailarinos mostram, num primeiro momento, quem eles são hoje. Trabalhamos as marcas que nos constitui. Por fim, essas marcas vão se transformando ao se encontrarem com marcas de outros bailarinos”.

O grupo foi criado em 2002, por Cristiane, vinculado ao atual Instituto Federal de Goiânia e composto por alunos de ensino médio. Hoje o Nômades é um grupo independente integrado por seis dançarinos, com idades entre 23 e 30 anos.

A estreia de “Palavras em giz”, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, no Teatro Goiânia, recebeu financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, da Prefeitura Municipal de Goiânia. Ao longo do ano, será apresentado em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, com patrocínio do Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna 2013.

 

Serviço

Estreia “Palavras em Giz”

Local: Teatro Goiânia (Avenida Anhanguera, esquina com Avenida Tocantins).

Dias: 15 e 16 de junho de 2013.

Horário: Sábado, às 21h; domingo, às 20h.

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos).

 

Direção: Cristiane Santos

Elenco: Laís Guerra, Valter Caldeira, Ludmila Rocha, Jayme Marques, Nique Gomes e Tatielly Machado