O brilho e a técnica do NDT 2 | The splendour and technique of NDT 2

Qualidade técnica, rigor e um acabamento impecável marcam os espetáculos de um dos mais importantes projetos de dança da atualidade, o Nederlands Dans Theater. De Haia, na Holanda, para o mundo. Os três núcleos que compõem esse sofisticado projeto – o NDT 1 (grupo principal), o NDT 2 (com jovens de 17 a 22 anos) e o NDT 3 (para bailarinos com mais de 40 anos) reúnem artistas de vários cantos do planeta. A NDT2, que se apresenta neste fim de semana no Rio, conta com a participação de uma brasileira no elenco, Nina Botkay. Outro brasileirinho que promete dar ginga ao grupo é Henrique Rodovalho, coreógrafo do grupo goiano Quasar. Rodovalho coreografou Sob a Pele especialmente para o NDT2. No programa, ainda, 27’52”, do ex-diretor do Nederlands e um dos mais respeitados coreógrafos da atualidade, Jirí Kylián; e Spit, de Ohad Naharin.

A NDT 2 nasceu como uma espécie de escola, com o intuito de formar bons bailarinos para a companhia principal. Um celeiro de jovens talentos, que não deixa nada a desejar aos mais velhos e tem autonomia para criar e se apresentar. “Nossa base é o clássico, nosso ritmo de ensaio é forte, com aulas na parte da manhã e à tarde”, explica o diretor artístico Gerald Tibbs. “Prezamos pela excelência técnica, pelo acabamento perfeito. Acreditamos que a base do clássico oferece isso aos intérpretes.” Nina concorda com o diretor. “Nossas atividades aqui são intensas, com aulas das 9h30 às 17h30, de segunda a sábado. Temos um estilo bem definido, temos o ideal da dança com base clássica.”

“Esse apuro técnico está bem definido em 27’52”, de Kylián, que foi diretor do Nederlands por mais de 25 anos. Sempre que nos apresentamos incluímos uma coreografia dele no repertório”, observa Tibbs. A matemática perfeita da dança pode ser vista nesta coreografia que trata do processo e das dificuldades que envolvem toda a criação de um espetáculo. Kylián somou 900 horas de trabalho, 1.687 horas de ensaio, tudo absurdamente preciso como deve ser o seu espetáculo. A trilha sonora foi composta por Dirk Haubrich, que criou uma base eletrônica a partir de obras de Gustav Mahler. No palco, seis bailarinos executam solos e pas-de-deux sob a mira de holofotes. Os efeitos de luz e sombra dão o clima à coreografia.

Spit é uma colagem de momentos da carreira do israelense Ohad Naharin, que atualmente vive em Nova York. Naharin reuniu trechos de Virus, Mabul, Black Milk e Telophaza. Um velho conhecido do Nederlands, Naharin fez uma passagem a jato por Haia, para conseguir conciliar a produção de Spit com sua apertada agenda nova iorquina. “Sou fã do trabalho de Naharin, foi um aprendizado ensaiar com ele, mas quatro dias realmente foi pouco”, diz Nina. “Admiro sua maneira simples e poética de ver a dança, o público terá uma pequena amostra de suas idéias em Spit.” Indagado porque não criar algo novo, Naharin se explica: “Para mim voltar a antigos trabalhos é como recriá-los. Tenho uma verdadeira obsessão em voltar, rever, reler e refazer as coreografias, para mim não existe uma obra pronta, fechada.”

Para concluir o programa, Sob a Pele, de Henrique Rodovalho. O primeiro contato entre o brasileiro e o grupo holandês aconteceu durante o festival Dance Salad, em Houston, nos Estados Unidos. Ali grupos de vários cantos apresentam trechos de espetáculos. O Quasar levou Coreografia para Ouvir. A sonoridade e a movimentação descontraída, somadas à energia dos bailarinos encantaram Tibbs. O namoro levou um ano para se concretizar, foram várias as trocas de vídeos, de programas e muita conversa até a ida de Rodovalho para Haia.

Na primeira visita, o brasileiro realizou workshops, apresentou sua técnica ao grupo. “Busquei algo mais íntimo, mais pessoal. Aproveito a técnica deles, mas uso a minha linguagem, a construção e desconstrução do movimento e a musicalidade”, avalia Rodovalho. Em uma segunda visita Rodovalho instigou os artistas a se soltarem em cena, serem mais naturais possível. “Claro que o resultado não é o mesmo que obtenho com a Quasar, porque os bailarinos dominam o meu estilo. O interessante foi a troca e a experiência.”

Depois do Rio, o NDT2 segue para São Paulo onde se apresentam nos dias 20 e 21, no Teatro Sérgio Cardoso. Encerram a turnê brasileira no dia 23, no Paço das Artes em Belo Horizonte.Technical quality, rigidity and an impeccable presentation marks the shows of one of the most important dance projects in the world, the Nederlands Dans Theater. From Hague, in Holland, to the world. Three nucleuses compose this sophisticated project – the NDT 1 (principal group), the NDT 2 (with young dancers from 17 to 22 years) and the NDT 3 (for dancers more than 40 years old) that bring together artists of several corners of the planet. The NDT2, which opens its Brazilian tour this weekend in the Rio, have a Brazilian in the cast, Nina Botkay. Another national that promises to have a continuous collaboration with the group is Henrique Rodovalho, choreographer and director of the Brazilian dance group Quasar, from Goias. Rodovalho created Sob a Pele (Under the Skin) especially for the NDT2. Also in the program, 27’52 ?, by the ex-director of the Nederlands and one of the most respected choreographers of today, Jirí Kylián; and Spit, by Ohad Naharin.

The NDT 2 was born as sort of school, with the intention to form good ballet dancers for the principal company. A growing pot of young talents that are nothing short in quality to the oldest group and have autonomy to create and tour. “Our base is the classic, our work pace is hard, with classes mornings and afternoons”, explains the artistic director Gerald Tibbs. “ We highly value technical excellence, for the perfect final presentation. We believe that is the base classical offers to the performers.” Nina agrees with the director. “Our activities here are intense, with classes from 9h30 to 17h30, Monday to Saturday. We have a quite defined style, the ideal of dance with classical base.”

“This technical refinement is quite defining in Kylián’s 27’52 ?. He was the director of the Nederlands Dans Teatre for more than 25 years. Whenever we perform we include one of his works in the repertoire”, remarks Tibbs. The perfect mathematics of dance can be seen in this choreography, that talks about the process and difficulties that wrap the whole creation of a show. Kylián had 900 working hours and 1.687 rehearsal hours, all absurdly specific, as this show required. The soundtrack was composed by Dirk Haubrich, who created an electronic base from works of Gustav Mahler. On stage, six ballet dancers execute solos and pas-de-deux under the spotlights. The light and shadow effects provide the atmosphere to the choreography.

Spit is a collage of moments from the career of the Israeli Ohad Naharin, now living in New York. Naharin combined passages of Virus, Mabul, Black Milk and Telophaza. An old pal of NDT, Naharin did a flash time in Hague, in order to fit the production of Spit with his tight New York schedule. “I am a fan of the Naharin, it was a learning experience to rehearse with him, but four days really was too little”, says Nina. “I admire his simple and poetic way of seeing dance, the audience will have a small sample of his ideas in Spit.” Inquired why not create something new, Naharin explains himself: “For me to return to old works is to recreate them. I have a true obsession in returning, revising, re-reading and remaking the choreography, for me there is no such a thing as ready, closed work.”

To end the program, Sob a Pele (Under the Skin), by Henrique Rodovalho. The first contact between the Brazilian artist and the Dutch group happened during the festival Dance Salad, in Houston, in the United States. There were groups from several corners of the world in the festival. The Quasar showed Coreografia para Ouvir (Choreography to Hear). The sonority and the casual movement, added to the energy of group’s dancers bewitched Gerald Tibbs. The dating took one year to come to reality, with many exchanges of videos, program ideas and talks until Rodovalho went to Hague.

In the first visit, the Brazilian gave workshops and presented his technique to the group. “I looked for something more intimate, more personal. I use their technique, but in my language, the construction and deconstruction of the movement and the musicality”, says Rodovalho. In a second visit he incited the artists to come loose on the stage, to be as natural as possible. “Clearly that the result is not the same I obtain with Quasar, because my dancers dominate my style. The interesting thing was the exchange and the experience. ”

After the Rio, the NDT2 goes to Sao Paulo, where they present June 20 and 21, in Theater Sérgio Cardoso. They close the Brazilian tour June 23, in Palacio das Artes in Belo Horizonte.