O caminho da informação ao alcance de todos

Dezesseis anos após sua morte, em 1992, o pesquisador, professor, bailarino e coreógrafo Klauss Vianna finalmente ganhou um acervo eletrônico com documentos sobre sua vida pessoal e profissional. O site Acervo Klauss Vianna foi lançado no final de março, em São Paulo, e engrossa uma tendência nova e necessária no estudo da dança. Somente de uns anos para cá informações, fotos e programas de espetáculos vêm sendo reunidos em acervos que surgem como importantes fontes de pesquisa para estudiosos e pesquisadores de dança.

O projeto do Acervo Klauss Vianna nasceu em 2005 pelas mãos da jornalista Paula Grinover. Ela foi aluna de Klauss entre 1984 e 1992 e sabia do acervo particular que a mulher do pesquisador, Angel Vianna, possuía em sua casa. Eram cerca de mil fotos, outros mil recortes de jornal desde os anos 40, além de documentos pessoais, manuscritos e projetos sujeitos à ação do tempo.

“A primeira etapa do nosso trabalho incluiu o mapeamento dos locais por onde ele teria passado: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Depois, fomos atrás de documentos nessas quatro cidades. Dos 3.500 documentos digitalizados chegamos a 1.600 publicados no site”, explica Paula, que trabalhou um ano na pesquisa do projeto junto com sua equipe, com patrocínio da Petrobras.

Para Paula, o fato de o acervo ser virtual é uma grande vantagem para quem tem interesse no assunto. “Queríamos que ele fosse virtual porque dá acesso amplo, universal e gratuito. É uma forma mais simples de encontrar tudo. O acervo é importante pois, no Brasil, não temos memória das artes, eu e minha equipe tivemos muita dificuldade de encontrar vários documentos. Tomara que dessas iniciativas surjam outras”, afirma.

Outra iniciativa bem sucedida é o RecorDança, de Recife. Trata-se de um instrumento de pesquisa na Internet sobre a história da dança em Pernambuco. O acervo reúne fotos, vídeos, programas de espetáculos e dados sobre coreógrafos, professores, dançarinos, espetáculos e grupos que tiveram influência na dança da área metropolitana do Recife no período entre os anos de 1970 e 2000.

Coordenada pelas pesquisadoras Roberta Ramos, Valéria Vicente e Liana Gesteira, a pesquisa durou cerca de um ano e o projeto passou por inúmeras etapas até chegar ao acervo eletrônico atualmente no ar. Lá, é possível acessar vídeos, fotos, programas, cartazes e biografias em verbetes, além de espetáculos e coreografias. Numa próxima etapa, o objetivo é catalogar o período que falta na dança pernambucana e iniciar uma discussão sobre o nascimento da dança contemporânea no Recife. Também está nos planos das pesquisadoras uma versão impressa do material.

“Cada acervo possui um recorte diferente e cumpre funções diferentes. Mas organizar o material é importante porque isso é difícil na área de dança. Nosso objetivo foi mediar a organização para que as informações sirvam como material de pesquisa, o acervo não é um fim em si próprio, é algo a ser movimentado”, define Roberta.

O Itaú Cultural também é uma importante ferramenta de busca para quem procura informações sobre diferentes expressões artísticas, não apenas sobre dança. No site do instituto, estão disponíveis enciclopédias virtuais que trazem em seus bancos de dados conceitos, obras e artistas. No que diz respeito à dança, o programa Rumos Itaú Cultural colabora, desde 1997, para a produção nacional. Em sua base de dados, é possível pesquisar informações sobre companhias de dança, artistas, teatros, além de grupos de estudo, instituições de ensino e a produção teórica em dança.

Para o pesquisador e professor Roberto Pereira, mais informação disponível em um número maior de acervos pode resultar em mais gente estudando dança. “Fiz minha tese de doutorado sobre o início do balé no Brasil e tive que pesquisar acervos pessoais de bailarinos, ir à casa de muita gente para concluí-la. Muito se perde já que muita gente guarda os documentos em casa, do jeito que dá. Os acervos virtuais são uma saída excelente já que papel tem uma certa durabilidade. Seria ótimo poder digitalizar todos os acervos”, opina.

Por conta da falta de organização do material de dança disponível, a coleção de fotos e programas de espetáculos do colecionador Marcelo Del Cima virou referência no Rio de Janeiro. Ele possui mais de 60 mil imagens guardadas em um apartamento em Copacabana, onde recebe a visita informal de pesquisadores atrás de suas relíquias. Todos chegam lá através de indicações.

Ele começou a colecionar cartões-postais ligados a teatro, ópera, balé e cinema há 27 anos e hoje aumenta seu acervo com aquisições e doações. “Fico surpreso com o interesse pela dança, é muito maior do que o interesse que despertam as outras áreas. Recebo muitos estudantes de mestrado”, revela Marcelo, que tem interesse em digitalizar suas imagens e criar um acervo eletrônico. “Gostaria muito, mas a questão financeira dificulta muito.”

A falta de patrocínio ainda é um grande obstáculo para a criação dos acervos, sejam eles físicos ou eletrônicos. Além dos gastos para digitalizar o material, há o dinheiro investido na equipe que realiza a pesquisa. “Você fica muito envolvida com tudo aquilo, é preciso se dedicar muito”, justifica Roberta Ramos, que recebeu patrocínio do Governo de Pernambuco para a realização do RecorDança.

Está em fase de orçamento na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo a criação do acervo do Balé da Cidade, que completa 40 anos em 2008. O projeto inclui a catalogação e a digitalização de fotos e vídeos que contam a história da companhia. De acordo com um levantamento interno, existem cerca de 300 fitas. “É a história do balé, as pessoas passam por ele e são esses documentos que ficam. Temos que manter vivo e dinâmico o acervo para que história não se perca”, afirma a diretora artística do Balé, Mônica Mion. Será um presente, tanto para o Balé da Cidade quanto para quem estuda a história da dança.

Sixteen years after his death in 1992, dancer, choreographer and researcher Klauss Vianna finally gets an online collection of documents about his personal and professional life. The Klauss Vianna Collection website was launched in the end of march, in São Paulo and it´s part of a new and much needed trend in dance studies. Only in recent years, information, photos and show programs are being brought together in collections that are  important resources for dance researchers.


The project for the Klauss Vianna Collection started in 2005, through the work of journalist Paula Grinover. She was Klauss pupil from 1984 until 1992 and she knew about the private collection his wife, Angel Vianna, kept at home. It contained about one thousand photos and one thousand newspaper clippings dating back to the 1940´s, besides personal documents, manuscripts and projects that were subject to the action of time.


“The first step of our work was the mapping of all the places he had been to: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte and Salvador. After that, we searched for documents in those cities. Out of the 3.500 documents that were digitalized, 1.600 were published in the website”, explains Paula, who worked for a year in the project, along with her staff and with the sponsorship of Petrobras.


Paula considers the fact that the collection is available online is a great advantage for those  interested in the subject. “We wanted to make it digital,  because  it can be widely, universally and freely accessed. It´s a simple way to find everything. The collection is important because in Brazil records of artistic work  are  scarce, me and my crew had a lot of difficulty finding many documents. I hope other projects are inspired by this one”


RecorDança, from Recife is another successful initiative. It´s a research tool dedicated to the history of dance in Pernambuco. The online collection contains photos, videos, show programs and information about choreographers, teachers, dancers, shows and companies that influenced the dance scene in Recife, from 1970 until 2000.


The research coordinated by Roberta Ramos, Valéria Vicente and Liana Gesteira lasted about a year and went through many steps until it got to its current shape. It´s possible to find videos, photos, programs, posters and biographies, besides information about shows and choreographies. The next step will be to catalogue the period from the history of dance in Pernambuco that wasn´t included yet and start a debate about the emergence of contemporary dance in Recife. They also plan to publish a printed version of the material.


“Each collection covers a different segment and fulfills different roles. But to organize   the material is important, because it´s a hard thing to do in the dance area. Our goal was to mediate the organization, so the information can serve as research material, the collection is not an end in itself, it´s something that must to be useful”, defines Roberta.


Itaú Cultural is yet another important research tool for those who are looking for information about various art forms, not only dance. Digital encyclopedias with information about concepts, works and artists are available in their website. When it comes to dance, the Rumos Itaú Cultural program collaborates with the national production since 1997. In their database, information about companies, artists, theaters and also about dance education and study groups can be found.


Roberto Pereira, professor and researcher, believes that with more information available, more people could be interested in studying dance. “My doctorate thesis was about the beginning of ballet in Brazil and I had to research the private collections of dancers, I had to go to these peoples house to conclude it. A lot of things are lost because the material is not properly preserved at home. The digital collections are an excellent solution, since paper has limited durability. It would be great if all the collections were digitalized”


Because of the lack of organization of the dance material available, the private collection of Marcelo Del Cima has become reference in Rio de Janeiro. He has over 60.000 printed images kept in an apartment in Copacabana, where he receives the informal visit of researchers looking for his relics. All of them find him through indication.


Marcelo started collecting post cards with theater, opera, ballet and film themes 27 years ago, nowadays his collection has increased through donations and new acquisitions. “I´m surprised by the interest aroused by dance, it´s a lot bigger than the interest for other areas. I often receive post-graduate students.” He would like to digitalize his material and create an electronic collection. “I would really like that, but the financial problem makes it a lot harder.”


The lack of financial support is a big obstacle for the creation of collections, be it physical or digital. Besides the cost of digitalizing the material, there´s the cost of the labor invested by the research staff. “One gets too involved with the workt, it takes a lot of dedication”, tells Roberta Ramos, who received the support of the government of Pernambuco for RecorDança.


The creation of a collection of Balé da Cidade, which celebrates its 40th anniversary in 2008,  is being budgeted by the Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (Cultural Office of the City of São Paulo). The project includes the classification and digitalization of photos and videos that tell the history of the company. According to an internal research, there are about 300 tapes. “It´s the history of ballet, people go by, but these documents are what is left behind. We must keep the collection alive and dynamic, so history won´t be lost”, says Mônica Mion, artistic director of Balé da Cidade. The collection will be a gift, for the company and for all who study the history of dance.