Obrigatório ler | A must read

Um, dois, três, dança é o pensamento do corpo é a tese de doutorado escrita em 1994 por Helena Katz. Escrita de maneira lúcida e extremamente bem informada, essa tese revela a disciplina de uma pesquisadora profundamente conectada com o mundo de idéias que concernem o corpo-que-dança. Delineia a forma com a qual tais idéias vêm se estabelecendo ao longo do tempo e como elas vêm mudando com as novas descobertas no âmbito da filosofia, ciência e percepção.

Primeiramente, esta tese proporciona um entendimento relativamente fácil, mas de maneira alguma trivial, das descobertas acima mencionadas e oferece uma série de mapas para a implementação de formas de treinamento de dança e apreciação/leitura da diversidade formal que a dança oferece.. Esta tese é construída a partir de três abordagens: os escritos de Charles Peirce [1839-1914], a semiótica da Cultura e as Ciências Cognitivas e ela se organiza em três eixos de leitura independentes e não seqüenciais (percepção, epistemologia e evolução). Ela é formatada de modo que o discurso filosófico, o discurso científico e o discurso sobre percepção estão entrelaçados com uma miríade de imagens.

As imagens coreográficas parecem ter sido meticulosamente escolhidas, uma vez que ilustram frequentemente exemplos coreográficos de artistas que causaram impacto na dança e nela acrescentaram algo de novo, expandindo o alcance daquilo que é “pensável como possível”.

Na composição da tese, existe uma dança de alusão e referência entre imagens de dança, poemas , gráficos científicos e desenhos, oferecendo ao leitor espaços de re-conhecimento de natureza diferenciada.

Não se trata de um saber causal, mas sim de um saber em movimento, um saber na obscuridade das transições. “O mapa não é o território”.

A tese mostra como o dualismo tem sido onipresente no nosso entendimento do mundo e propõe uma nova leitura do corpo-que dança. Uma leitura fora do conceito causa-efeito do pensamento determinístico. Uma leitura do corpo impregnada com amálgamas de possibilidades contíguas, onde “forma e sentimento”, por exemplo, são interpretados como unívocas. “Uma palavra que eu uso se inscreve em mim”.

Afirma-se que, no corpo humano, dança é o resultado de uma série bem orquestrada de eventos simultâneos. O corpo é linkado, através da percepção, com o que existe em volta dele. Na dança, neurônios e músculos aprendem ao mesmo tempo, e, deste modo, a linguagem usada por professores e coreógrafos (o uso de imagens/idéias e metáforas ) torna-se extremamente in-fluente e assim dita o que é efetivamente dançado. O ato de compartilhar informação acarreta assumir responsabilidade pela informação compartilhada. Ter consciência disso é crucial. “Quando o corpo organiza seu pensamento em forma de movimento, então, ele dança”.

Ela apresenta o corpo como uma arquitetura de processos. Um corpo estável e adaptável; individual e geral. Propõe que a dança seja entendida como um evento ininterrupto. Ininterrupto porque a plasticidade do cérebro e a plasticidade do corpo em movimento tecem-se mútua e profundamente.

Helena traz à tona, com rigor acadêmico, um saber que dançarinos, coreógrafos e profissionais da área dos estudos somáticos têm nomeado como “Release”, “Image based work” ou “Body Mind Centering”, para citar, só a titulo de exemplo, algumas das formas integrativas do “corpo-mente”, principalmente na área de treinamento de dançarinos e, em algumas instâncias, no treinamento da criatividade e da composição em dança.

A informação “incorporada” na tese constrói uma ponte que possibilita transições mais viáveis e sofisticadas entre arte e ciência, artistas e cientistas (vamos aqui falar do ‘sujeito” por um instante). Ciência e arte, artistas e cientistas devem reconhecer um ao outro na intenção de promover esclarecimento. Por muito tempo, o homem tem buscado a compreensão do mundo a sua volta. Somente recentemente, ele percebeu o quanto ele está imerso naquilo que existe fora de si.

Helena escreve que sem estabelecer relações entre teoria e interpretação (subjetiva), não seremos capazes de preparar um terreno que nos dê acesso às leis que tanto descrevem e são descritas pelo corpo-que-dança.
“Reconhecer o caráter artístico da dança não exclui o reconhecimento de um saber adquirido sobre e pela ciência. Pensar a dança como sendo não compatível com física, cosmologia ou ciência cognitiva é tão absurdo como pensar que o americano não pôs os pés na lua em 20 de julho de 1969”.

A tese de Helena Katz é uma leitura obrigatória para aqueles que trabalham no campo da dança e coreografia contemporâneos. Sendo uma das poucas pesquisadoras que combinam o rigor da pesquisa científica com a liberdade do fazer artístico, ela, de maneira única e elucidativa, transporta o corpo e a dança para um lugar de destaque dentro dos estudos teóricos contemporâneo.

Também reconhece que no corpo que se torna um corpo-que-dança existe um mistério. O fascinante é abraçar o conhecido e o desconhecido , o que é e o que pode tornar a ser, o previsível e o imprevisível. Vamos gozar ambos os espaços, o da surpresa e o do jà sabido. Até onde vamos chegar com as nossas descobertas sobre como nosso cérebro funciona, como reconhecemos padrões e processos ? Poderemos algum dia saber “exatamente” o que diferencia o corpo-que-dança de outros corpos?

* João da Silva é coreógrafo, um especialista de NLP (Programação Neuro Linguística) e coordenador da pós-graduação no curso de coreografia, DANCE UNLIMITED, situado em Arnhem, na Holanda.One, two, three. Dance is body’s thinking is the doctoral thesis written in 1994 by Helena Katz*
Written in a lucid and extremely well informed manner it reveals the discipline of a scholar deeply connected to the world of ideas concerning the body that dances. It delineates how these ideas have established themselves over time and how they have been shifting as new discoveries in the realm of philosophy, science and perception occurred.
First and above all this thesis provides a relatively easy understanding (but by no means trivial) of the above mentioned seminal discoveries and offers a series of maps for the implementation of dance training and appreciation of the diversity of dance forms.

This thesis builds itself from three theoretical sources (The writings of Charles Pierce (1839-1914),The Semiotics of Culture and Cognitive Science) and it is arranged in three independent and non sequential reading axes ( perception, epistemology and evolution) It is formatted in such a way that the discourses on philosophy, science and perception are intertwined with a myriad of pictures. The choreographic pictures seem to have been meticulously chosen, since they often illustrate choreographic examples of artists who have made a difference in Dance and Choreography by expanding the range of what was “thinkable as possible”.
In the composition of this thesis there is a dance of allusion and reference between the dance images, the poems and the scientific graphics and drawings, offering the reader spaces for (re)cognition of a different nature.

Not a causal knowing of what is presented, but a knowing in movement, a knowing in the obscurity of the transitions.
The map is not the territory.

It shows how dualism has been omnipresent in our understanding of the world and it proposes a new reading of the body that dances.
A reading exempt of the either/or construct of deterministic thought. A reading pregnant with the both/and amalgam of possibilities, where form and feeling for instance ( words so much employed in the dance field), are interpreted as univocal.

“A word that I use inscribes me in it”.
It says that in the human body dance results from a well orchestrated series of simultaneous events. The body is linked to what surrounds it through perception.In dance both the neurons and the muscles learn at the same time, and in this way the language used by teachers and choreographers, their use of imagery, of metaphors, is extremely influential and will dictate dancing.The acting of sharing information entails responsibility. Having the awareness of this is crucial.

“When the body organizes its thinking in the form of movement, then it dances.”She presents the body as an architecture of processes. A body stable and adaptable; individual and general.
She proposes dance to be understood as an uninterrupted event.
Uninterrupted because the plasticity of the brain and the plasticity of the body in movement are intimately woven.

Helena brings forth with academic rigor what dancers, choreographers and professionals in the area of somatic studies have known as “Release”, Image based work or Body Mind Centering, to name but a few, as forms of integrating body and mind, mainly in the training of dancers and in some instances in the training of creativity and dance composition as well.
The information this thesis contains builds a bridge for easier and more sophisticated transitions between art and science/artists and scientists.(Let me bring the “who” here for a second).

Science and Art, artists and scientists must recognize one another in order to promote clarity.For a long time man has been wishing to understand what is around him. It is only recently that man has perceived how much he is embedded in what lies outside of him.
Helena writes that without establishing the relations between theory and (subjective) interpretation we will not be able to pave a route which gives access to the laws which describe and are described by a body that dances.
“To recognize the artistic character of Dance does not exclude recognition of all the knowledge acquired about Science. To think that dance is not compatible with Physics, Cosmology or Cognitive Science is as silly as to think that the North American astronauts did not set foot on the moon on July 20th 1969.”

Helena Katz’s thesis is a must reading for all those who work within the field of dance and choreography today.
Being one of the very few scholars to combine the rigor of scientific research with the freedom of artistic imprinting she brings the body and dance to a place in the foreground of contemporary theoretical studies in a unique and illuminating way.

Helena also recognizes that there is a mystery imbued in the body that becomes a dancing body.The fascination lies in the embrace of knowing and (un)knowing, of what is and what it can become, of what one can predict and the unpredictable.
Let’s enjoy this space of surprise and mystery together with all that is known.
How far will we go with discovering how the brain works, with recognizing patterns, processes?
Will we ever know exactly the difference that makes the difference in the body that dances?

* João da Silva is a choreographer, a NLP (Neuro Linguistic Programming) master practitioner and coordinator of the post graduate course in choreography, DANCE UNLIMITED, profile Arnhem, Holland.