Linhas / Foto divulgação

Ocupação continua em outubro

O manifesta!, projeto que ocupa até dezembro o Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, dá prosseguimento à sua programação em outubro. O mês começa com a apresentação de Prop.Posição #1 – Necessário a posteriori e Prop.Posição #2 – Desenquadrando Euclides, do Clube Ur=Hor este fim de semana – sexta-feira, sábado e domingo (30/09, 1º e 2/10). Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, Michelle Moura mostra Linhas (de pensamento) ou a tarefa de dizer coisas importantes para pessoas românticas #2 (foto), um diálogo entre performance e artes plásticas.

Aproveitando que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro, dias 12, 14, 15 e 16 de outubro, Denise Stutz e Felipe Ribeiro apresentam o divertido Espalha pra geral. No dia 12 também terá sessão da performance Aqui enquanto caminhamos, de Gustavo Ciríaco, pelas ruas do Largo do Machado e Praia do Flamengo. No fim de semana seguinte, de 21 a 23 de outubro, Michel Groisman apresenta a performance Sirva-se, que tem duas horas de duração. Fechando os espectáculos do mês, Residência, que apresenta trechos da obra em processo Natureza monstruosa, fruto da primeira residência do manifesta!, com Marcela Levi, Lucía Russo, Clarissa Rêgo, João Lima e Laura Samy.

A ocupação vai além da programação de espetáculos. No dia 5 de outubro, o cineasta Rodrigo Savastano coordena o debate Dança conversa com. No dia 19, quem participa são as artistas plásticas Marta Mestre e Tatiana Grimberg. E em 26 de outubro, Aderbal Freire-Filho e Daniela Amorim se unem no debate Sobre a (com)vivência, sobre as ocupações que têm marcado a cena das artes performativas cariocas. As conversas são sempre às 20h, com entrada franca.

Duas oficinas serão realizadas este mês, ambas com inscrição gratuita. De 4 a 27 de outubro, Renata Reinheimer comanda Quando a dança encontra o corpo, sempre às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h30. E Soraya Jorge e Guto Macedo ministram Oficina Movimento Autêntico de 5 a 28 de outubro, às quartas e sextas-feiras, no mesmo horário. As inscrições estão abertas pelo email manifestacacilda@gmail.com.

Por fim, as jam sessions movimentam as quintas-feiras do Cacilda. Dia 6 tem Fernando Neder e Jam Geleira com o evento Contato improvisação, e dia 19 de outubro, Bruno Williams e João Paulo promovem a Batalha de Street Dance. Sempre às 20h.

O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete 338, Largo do Machado. Telefone: (21) 2265-9933.

Leia também: manifesta! no Teatro Cacilda Becker até dezembro

# Siga o idança no twitter.