Ocupação traz obras que dialogam com Laban e Maria Duschenes no MAC USP

Em cartaz até 10 de julho, a Ocupação Vesica Piscis traz três trabalhos de dança que dialogam com a obra de Rudolf Laban (1979-1958) e sua maior propagadora no Brasil, a coreógrafa e educadora Maria Duschenes. Além das peças, a ocupação traz fotos e vídeos sobre o trabalho dos dois artistas.

A primeira obra tem o mesmo título da ocupação e é uma parceria dos artistas Maria Mommensohn e Henrique Schuller. Vesica Piscis parte da relação dos artistas com o espaço da cena e também com o papel dinâmico do público, que pode mudar constantemente seu ponto de vista sobre a dança enquanto passeia pela exposição. Fica em cartaz até 26 de junho, de sexta a domingo, das 14h às 17h.

De 1º a 3 de julho é a vez do solo Obra sem título, atual processo de pesquisa da bailarina Juliana Moraes. Ela divide com o público os resultados iniciais desse processo em uma performance de meia hora.  A intenção é rever o material a partir das investigações feitas pela coreógrafa nos últimos dez anos, especialmente a partir da parceria com Gustavo Sol e sua pesquisa sobre a desmaterialização e rematerialização da forma através do que ele denomina de ‘estado investigativo’ (um tipo de alteração de consciência que produz escolhas na cena ao vivo).

De 8 a 10 de julho o público poderá assistir Cebola, da coreógrafa Márcia Milhazes. Em cena, os performers Ana Amélia Vianna e Domenico Salvatore, buscam desvendar a natureza humana através do gesto, criando um sistema de formas em uma cadeia espiral de frases, palavras e gestos.

 

Ocupação Vesica Piscis

Vesica Piscis, de Maria Mommensohn e Henrique Schuller
17 a 26 de junho, sexta a domingo, das 14h às 17h.

Obra Sem Título, de Juliana Moraes
1º a 3 de julho, sexta a domingo, as 16h

Cebola, de Marcia Milhazes
8 a 10 de julho, sexta a domingo, às 16h.

Aos sábados haverá um bate-papo com os artistas após as apresentações

Museu de Arte Contemporânea da USP
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 (Parque Ibirapuera)
São Paulo, SP
Tel.: 2648-0254

Entrada gratuita.

[Foto: Vesica Piscis (c) Adam Doyle]