Olivier De Sagazan no Brasil

O projeto Interfaces DesfigurativasIntercâmbio entre solos (Brasil/França), contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás Klauss Vianna 2012, traz para o Brasil o artista Olivier De Sagazan. O artista irá ministrar oficina, realizar debate, mostra de vídeos, apresentar a performance Transfiguração e prestar consultoria ao trabalho de Elisa Schmidt e Ghel Nikaido que realizam seus solos de dança pautados nos estudos acerca da desfiguração.

Na oficina Matéria-Prima serão ministrados exercícios práticos de composição em performance art, e suas interfaces, a partir da utilização de materiais selecionados por Olivier De Sagazan. O artista enfatizará a desfiguração do rosto como estratégia compositiva para a performance. Com o expemplo de Antonin Artaud, Francis Bacon e Henri Michaux, De Sagazan busca na desfiguração uma maneira de criar fissuras no sentido, na linguagem e na figura, para criar ranhuras nas identidades petrificadas pelo cotidiano. Além disso serão explanadas relações entre a biologia, a filosofia e a arte. A oficina é destinada à artistas profissionais, professores e estudantes de artes.

Durante o debate e mostra do vídeo Sanctus Nemorensis, serão enfatizados aspectos autobiográficos e filosóficos sobre as diferentes mídias utilizadas pelo artista para a composição de suas obras, tais como a escultura, o desenho, o video arte e a performance.

Para fechar a vinda do artista ao Brasil haverá a apresentação da performance Transfiguração. Artista da desfiguração em arte, Olivier De Sagazan propõe uma performance  com seu próprio corpo para questionar, numa perspectiva espinosista: o que pode o corpo? Em uma rara intensidade, Transfiguração despertou o interesse de artistas como: Verrièle Philippe, Michel Surya e Ron Fricke. Num golpe violento, De Sagazan macula-se e arruína-se para confrontar com os conformismos cotidianos.

Os solos de dança

935185_162902213870260_85560350_n

Os solos serão dançados por Ghel Nikaido – ex-bailarino do Grupo de Rua de Niterói (GRN), e por Elisa Schmidt. O projeto conta, ainda, com a colaboração dos profissionais Ivo Godois (iluminação), Roberto Gorgati (cenografia), Taro Locherbach (sonoplastia).  Preocupados com o artificialismo da sociedade contemporânea, os criadores-intérpretes procuram tensões entre o cyborg (homem máquina) e o golem (a gênese humana descrita na bíblia).

Além destes artistas colaboradores, o projeto conta com a participação da artista-pesquisadora Adriana Maria dos Santos que desenvolve desenhos a partir da movimentação em dança dos criadores-intérpretes. 

543154_159860690841079_536149156_n

Serviço:

Oficina Matéria-Prima

Data: 12/13/14 de junho

Horário: Das 09:00 às 12:00h

Local: Jurerê Sports Center

 Inscrições: Enviar carta de intenção e breve C.V. para elisateatro@yahoo.com.br até dia 04 de junho. A lista de selecionados será divulgada no blog do projeto.

Debate

14 de junho

Das 14 às 18h

Auditório do Bloco Amarelo

Performance Transfiguração

 Local: Sesc Prainha

Data: 15 de junho

Horário: 20h

Gratuito.

Informações: 99628010 (com Elisa Schmidt)

Mostra de Desenhos

Artista: Adriana Maria dos Santos

Local: Coletivos/Creperia Degrau, na Lagoa da Conceição

Data: 14 e 15 de junho de 2013

Horário: 19h

Gratuito.

Apresentação dos solos de dança Entre Terra e Meum Corpus

Local: Sesc Prainha

Data: 03/04/05/06/07 de julho

Horário: 20h

Gratuito

Os solos serão apresentados no mesmo dia.