Ônibus é palco de novo trabalho da Cia. Dançurbana

Retratando as  situações diárias dos usuários do transporte coletivo, a Cia. Dançurbana apresenta o espetáculo inédito De Passagem, que será realizado dentro de um ônibus, nos três últimos fins de semana deste mês, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, o trabalho têm duas sessões diárias, com saídas e chegadas em frente ao Teatro Aracy Balabanian.

As apresentações acontecem dentro do ônibus, onde o corredor transforma-se no palco e os assentos, nas poltronas da plateia. As cenas reproduzem situações vividas pelos usuários deste meio de transporte diariamente: encontros e desencontros, gentilezas e falta de bom senso, sono, medo, paquera, pressa, encantamento e até perseguição. Os movimentos criados partem de gestos, utilizando a estrutura do ônibus como suporte. Tudo isso utilizando a cidade como ferramenta de interação: rua, veículo, calçadas, paisagens, muros, pistas de corrida, terminais, entre outros.

A ideia do espetáculo surgiu na parceria entre os profissionais da dança Marcos Mattos e Paula Bueno, que resolveram somar suas habilidades e desenvolver um projeto único, diferente, que fosse capaz de trazer ‘a cidade para a dança e a dança para a cidade’. “O objetivo é trabalhar o aspecto urbano das danças urbanas que a companhia pratica. Trazer o público para a experiência do ônibus, que é corporal, urbana, política. E por fim, falar da realidade do transporte coletivo, por meio do corpo e das histórias de um grupo de jovens que utiliza esse serviço tão necessário para a nossa sociedade”, conta Paula.

Nascida em 2002, a Cia. Dançurbana desenvolve um trabalho de formação, produção e difusão da dança em Campo Grande e Mato Grosso do Sul.  Formado por 16 integrantes, o grupo teve como técnica inicial de movimento as Danças Urbanas e seus mais diversos estilos, porém não utilizadas como fim, mas sim como meio para as criações. Seus principais espetáculos são: Urbanóides (2008), Plagium? (2009), Singulares (2012), Soma Onze (2013) e De Passagem (2015).

Fotos: © Isabela Ferreira

Serviço:

Cia. Dançurbana apresenta “De Passagem”

Datas: 13 a 29 de março, de sexta-feira a domingo
Horário: duas sessões por dia, às 19h e 21h
A saída e chegada do ônibus acontecem em frente ao Teatro Aracy Balabanian – Rua 26 de agosto, 453, centro – Campo Grande, MS.
As apresentações são gratuitas, os interessados devem reservar a vaga pelo e-mail  contato.aradocultural@gmail.com, enviando nome completo, número do telefone e, dia e horário da sessão que deseja assistir. Cada sessão tem capacidade para receber 25 passageiros e um cadeirante. Mais informações pelo telefone (67) 9238-2829.