PARTS realiza pré-seleção de bailarinos brasileiros no Rio de Janeiro

A PARTS, em Bruxelas, na Bélgica, considerada uma das melhores escolas de dança contemporânea do mundo, está selecionando bailarinos de 30 países diferentes para integrar seu programa internacional de estudos. No Brasil, a pré-seleção será realizada em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, onde se realizam as audições, no dia 5 de março. Podem participar bailarinos de 18 a 23 anos que tenham completado o ensino médio e tenham um conhecimento avançado da língua inglesa. É preciso se inscrever previamente pelo formulário online  de 8 até 27 de fevereiro.

A instituição foi fundada em 1995 pela Rosas, companhia da coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, que também é diretora da escola. O currículo da escola compreende dois diferentes programas de estudo, uma formação voltada à pesquisa, de dois anos, e outra voltada ao treinamento de bailarinos, com a duração de três anos, para a qual estão sendo realizadas as presentes seleções.

Além de estudantes de diversos países, o programa também conta com professores de vários lugares do mundo e tem colaborado também para a inclusão de alunos e ex-alunos no mercado de trabalho na Europa. Várias pessoas que já passaram pela PARTS hoje atuam em companhias como Pina Bausch, a própria Rosas, Trisha Brown, Damaged Goods, Mathilde Monnier, outros construíram uma sólida carreira como coreógrafos, como no caso de Thomas Plischke, Sidi Larbi Cherkaoui, Claire Croizé, Mette Ingvartsen, entre outros.

O programa é voltado a jovens bailarinos e coreógrafos que querem se tornar artistas profissionais. A formação inclui, entre outras, aulas de balé clássico, dança contemporânea, improvisação, filosofia, história da arte, percepção musical, teatro, além do desenvolvimento de projetos individuais de criação. Os alunos pré-selecionados nos 30 países poderão participar da audição final, em Bruxelas.

O custo total da formação é de 12 mil euros, sendo 4500 pagos no início do curso, e 2500 pagos a cada ano. Existe a possibilidade de obter uma bolsa parcial de estudos para os estudantes que não podem pagar o valor integral. A maior parte das dúvidas pode ser esclarecida acessando o site da escola ou na página do evento no Facebook. Para outras informações, o email de contato é auditions@parts.be

[Foto: (C) Tine Declerck]