Paço das Artes abriga ocupação da Cia. Perversos Polimorfos

Entre 20 de janeiro e 8 de fevereiro, a Cia. Perversos Polimorfos realiza uma intensa ocupação no Paço das Artes, em São Paulo. Com  18 apresentações de três espetáculos de seu repertório e mais um workshop, gratuita, a ocupação integra o projeto contemplado pelo 16º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Dirigido por Ricardo Gali e interpretado pelos bailarinos Jerônimo Bittencourt e Lucas Delfino, o primeiro trabalho a ser apresentado, Movimento para um homem só, terá duas sessões semanais, sempre às terças e quartas. A montagem foi inspirada nas intervenções criadas pelo artista plástico inglês Banksy em parceria com os grafiteiros Os Gêmeos, pertencentes à ocupação Better out than in, ocorrida em Nova York em outubro de 2013. O trabalho dá continuidade e aprofunda a pesquisa iniciada pela Cia. no espetáculo Banksy Bang (2010) contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna, com produção realizada em parceria ao 18º Cultura Inglesa Festival.

Já o espetáculo Imagem-nua e outros contos realiza temporada corrida no espaço. O trabalho aproxima o universo dos dramas fundamentais, presentes nas narrativas sintéticas dos contos-de-fadas, às abordagens metafenomenológicas do filósofo português José Gil – um dos poucos pensadores da atualidade a se debruçar sobre a especificidade do corpo em movimento como constituição de linguagem. A montagem fica em cartaz de 22 a 25 de janeiro.

Explorando através do movimento a sensação de solidão e a individualidade abordadas na obra da dramaturga britânica Sarah Kane, Ânsia faz duas temporadas de quinta a domingo. Tomando como ponto de partida o texto Crave, a obra coreográfica estreou em 2011 no projeto Fora do Palco-Site Specific, do SESC Pinheiros, e foi indicada ao Prêmio Bravo! na categoria melhor espetáculo de dança.

Investimento em formação artística 

Com o intuito de explorar e compartilhar ferramentas de pesquisa corporal e dramatúrgicas elaboradas durante o processo de criação do espetáculo A imagem-nua e outros contos, a Cia. também oferece no espaço o workshop O Neutro e a potencialização do movimento. Voltado para bailarinos, atores, performers e interessados no trabalho desenvolvido pela Cia., a atividade acontece dia 5 de fevereiro, das 14h às 19h.

Foto: Espetáculo Imagem-nua e outros contos © Fábio Furtado

Serviço:

Ocupação Perversos Polimorfos

De 20 de janeiro a 8 de fevereiro
Local: Paço das Artes – Av. da Universidade 1 – Cidade Universitária – São Paulo/SP
Entrada gratuita.

Movimento para um homem só
Data: 20, 21, 27 e 28 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre

Imagem-nua e outros contos 
Data: 22, 23, 24 e 25 de janeiro
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Ânsia
Data: 29, 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro; 05, 06, 07, 08 de fevereiro
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos

Workshop O Neutro e a potencialização do movimento
Data: 05 de fevereiro
Horário: 14h às 19h.
Público-alvo: bailarinos, atores, performers e interessados no trabalho corporal e dramatúrgico desenvolvido pela Cia.