Panorama de Dança 2007 – Inversão do tempo no 10º dia

Filipa Francisco (Portugal) e Idoia Zabaleta (Espanha) ministraram, do dia 6 ao dia 9 de novembro, a oficina Eskutik hitzak, na Sala de Ensaio do Espaço Sesc. Através desse laboratório, o projeto Dueto – concebido e realizado pela dupla como parte do Encontros Imediatos 2005/2006 – pretende continuar construindo pontes entre imaginação e corpo, entre teoria e prática, entre o processo da dupla e um outro. O resultado do workshop acontece às 17h, mas no Espaço Sesc Multiuso.

Elisabete Finger, Neto Machado e Stéphany Mattanó chegam ao Oi Futuro para apresentarem os espetáculos Amarelo e Soluções Para Todos os Problemas do Mundo, que já passaram pelo Sesc São João de Meriti na última quarta (dia 7).

O argentino Luis Garay leva o espetáculo p a r t o para o Sesc São Gonçalo nesta sexta (9), às 20h. Usando a dança como “desculpa para poder criar”, Garay mistura formalidade e experimentação, tecidas por uma linguagem que lhes confere uma forte ligação entre corpo e cena. O coreógrafo é formado em piano, pintura e canto. Sua carreira começou aos 16 anos, na finlandesa Cat People Cia. Os 40 minutos do trabalho passam a idéia de que “toda obra é uma forma de autobiografia”. O coreógrafo ignora a verdade abstrata em busca do sentido, eleição e criação do texto, em sua realidade mais singular.

Fechando a noite, Fade – out (foto), peça do holandês David Weber-Krebs que
inverte a lógica narrativa e transforma o fim de uma história em uma epopéia da perda que continuamente balança nas beiras da percepção e do desaparecimento. “A peça é contruída como um longo final. Quando os espectadores entram no espaço, o mesmo já viveu uma longa história. O que os espectadores compartilharão com os performers é somente o fim desta história, o seu fade out“, explica David.

O espetáculo não usa nada mais do que luz, espaço e a intensa presença de duas pessoas no palco. “Quando eu começei trabalhar com os performers, a função deles estava bem clara: refletir a luz desaparecer. A questão que adicionei no último momento do processo foi dar uma dimensão ficcional ou a possibilidade de uma dimensão ficcional”, finaliza o coreógrafo.