Para ler e assistir | To read and dance

A coreógrafa Ana Vitória terminou 2005 entre dois ídolos: a matriarca da dança contemporânea carioca Angel Vianna e o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A mestra foi objeto de estudo no livro “Angel Vianna – Uma Biografia da Dança Contemporânea” (Dublin, Livraria Sete Letras, R$ 30,00). O segundo virou centro de seu último espetáculo “O Exercício de Dom Quixote”, que foi mostrado em fevereiro no Teatro Sesi, em São Paulo, e segue em turnê. No espetáculo, Ana volta a estar sozinha, mas cercada de seus colaboradores – Márcio Tinoco (compositor), Renato Machado (desenho de luz), Sérgio Marimba (cenografia), Claudia Diniz (figurinos), Verônica Prates (produção).

Como surgiu a idéia de fazer uma dissertação de mestrado sobre Angel Vianna?

A idéia era falar sobre dança pós-moderna, no entanto o tema era muito abrangente. Então fomos afunilando e chegamos à dança contemporânea no Rio de Janeiro e com uma personagem com tanta influência no meu trabalho e tão presente na minha vida. E não ainda havia nenhum trabalho exclusivamente sobre ela. Há muitos sobre Klauss, mas sobre Angel seria algo novo.

O espetáculo “O Exercício de Dom Quixote” celebra os 400 anos da publicação de um dos maiores e mais conhecidos épicos da literatura. Como foi colocar o anti-herói de Miguel de Cervantes em movimento?

Na verdade, não tinha idéia dos 400 anos da 1ª edição. Eu já queria falar sobre o personagem, já tinha um fascínio sobre ele, apresentado a mim pelo meu pai. Comecei o projeto em 2004, com a intenção de lança-lo em 2006 (a Companhia faz 10 anos), mas antecipei pelas comemorações que já estavam acontecendo pela data. Foi mais fácil de conseguir patrocínio…Então fizemos em 2005. Quixote vive uma realidade que ele mesmo constrói. E é uma relação sócio-cultural muito urgente que vivemos hoje. É uma antítese do que está à nossa volta, toda essa massificação e falta de valores. A gente sente necessidade de tocar nessas feridas. Sem falar que a história é bem atual.

O que significou voltar a dançar sozinha?

Já fiz outros solos, em outros projetos, em outros momentos de minha carreira, mas me afastei um pouco e a retomada foi com o melhor personagem. E fazer arte é isso, buscar outras referências, buscar outros caminhos e o quanto é difícil isso. Quixote veio para reafirmar esse meu caráter como artista, pensadora, criadora.

Como foi o trabalho com a equipe de criação. O resultado final ficou exatamente como você esperava? O cenário do artista plástico Sergio Marimba tem sido muito elogiado.

É reflexo de uma maturidade, de uma trajetória. São pessoas que dialogam dentro de um mesmo patamar. E leva um tempo para juntar todo mundo. Não é só um espetáculo de dança! A direção é minha, é um trabalho muito singular. E esse é o grande pulo do gato! São leituras muito pessoais e são artistas com muita estrada. Não é mera repetição de uma idéia, é uma leitura altamente contemporânea do livro. Tem o ferro da estrutura, que é um material antigo, remete às armaduras e o figurino de silicone, material super atual para vestimenta, dando aquele ar de androginia ao personagem (eu sou mulher e Quixote é homem). E em cima disso, a trilha sonora, que apesar de clássica tem uma leitura muito atual, assim como a luz que pontua todo o processo.Você não pode dizer que é um espetáculo de dança puramente. Não é abstrato, como costumam ser. Poderia ficar over, mas foram vozes que não se sobrepuseram. Cada um tem seu acento.

Você é baiana e veio para o Rio de Janeiro, onde é a sede da Companhia, onde estão seus bailarinos…Como você vê o cenário da dança carioca?

O Rio de Janeiro é um catalisador de criadores e artistas. É diferente da Bahia. Aqui tem-se uma outra mentalidade, mais aberta para o mercado das artes. O governo municipal, quando Helena Severo era secretaria de cultura, era atuante com projetos como o de Subvenção para a Dança.Os criadores que ainda sobrevivem (N.E. este governo acabou com o programa em 2005) passaram pelo projeto de Subvenção.. E uma pena, pois deu recursos para a criação de novos profissionais e validou o lugar da dança no Rio de Janeiro. E contribuiu para a circulação dos espetáculos. Claro que não é como São Paulo, que tem muito mais apoio, mais espaços para ensaio, mas o Rio é uma referência hoje no Brasil ainda por causa desse projeto.Choreographer Ana Victoria finished 2005 between two idols: the matriarch of contemporary dance in Rio de Janeiro, Angel Vianna, and Dom Quixote, by Miguel de Cervantes. Vianna was her object of study in “Angel Vianna – a Biography of Contemporary Dance ” (Dublin, Ed. Sete Letras, R$ 30,00). The fictional character became the center of her new piece: “The Exercise of Dom Quixote “, presented last february in São Paulo at Teatro Sesi and now on tour. In the piece, Ana is again alone, but surrounded by her collaborators – Márcio Tinoco (composer), Renato Machado (light design), Sergio Marimba (set), Cláudia Diniz (costumes), Verônica Prates (production).

How did you come up with the idea for a master’s dissertation on Angel Vianna?

The idea was to speak on post-modern dance, however the subject was very broad. Then we were narrowing down and we arrived at contemporary dance in Rio de Janeiro and with a personage with much influence on me and and so present in my life. And there was no work exclusively devoted to her. There are many about Klauss, but about Angel would be something new (TN. Klaus Vianna and Angel were married and the pioneers of contemporary dance in Rio).

The piece “The Exercise of Dom Quixote” celebrates 400 years of the publication of one of the most important epics in literature. How was it to transoform the anti-hero of Miguel de Cervantes into movement?

Actually, I not aware of the 400 years of first edition. I already wanted to speak about him, was fascinated by him, presented by my father to me. I started the project in 2004, with the intention of a premiere in 2006 (my company celebrates 10 years), but I anticipated because the commemorations were already happening. It was easier to obtain sponsorship… Then we made it in 2005. Quixote lives a reality constructed by himself. And is a very urgent relation we live today in society. It is an antithesis of what is around us, all this massification and lack of values. People feel the necessity of touching these wounds. Not to mention how up to date is the story.

What did mean to return to solo dance?

I’ve already made other solos, in other projects, other moments of my career, but I moved away a little and the retaken was with the best of personages. And this is what making art is about, to search other references, to search other ways and how much difficult it is. Quixote came to reaffirm my place as an artist, thinker, creator.

How was the work with the creation team? The final result was accurately as you waited? The set by visual artist Sergio Marimba has been very praised…

It is a result of a maturity, a journey. They are people with whom I dialogue inside the same platform. And it takes time to unite everybody. It is not just a dance performance! The direction is mine, is a very singular work. And this is the great catch! They have very personal readings and they are artists with lots of experience. It is not a mere repetition of an idea, is a highly contemporary reading of the book. It has an iron structure, an old material, that send us back to the medieval armors, the silicon costumes, very present material for clothes, giving an androgynous atmosphere to the character (I am woman and Quixote is man). On top of this, the soundtrack. Although classic it has a very contemporary reading, as well as the light that marks all the process. You cannot say it is purely a dance performance. It is not abstract as they used to be. It could be over, but there had been voices that were not overlapped. Each one has its accent.

You are from Bahia and came to Rio de Janeiro, where is the company’s base, where are the dancers… How do you see the dance scene in Rio?

Rio de Janeiro is a catalising point for creators and artists. It is different from Bahia. Here there is another mentality, more opened for the art market. The municipal government, when Helena Severo was the Secretary for Culture, was operating with projects for the sustaining of dance. The creators who still survive (TN. the project was suspended in 2005), are the ones from the project of Subvention. It is a pity, since it gave resources for creation of new professionals and validated the place of dance in Rio de Janeiro. And contributed for the circulation of performances. Clearly it is not as São Paulo, where has much more support, more spaces for rehersals, but Rio is a reference today in Brazil still because of this project.