Para onde, dança? | Which Way, Dance?

Este texto foi originalmente publicado no site do Impulstanz.

“Os que têm a arte em seu olhar e em sua mente estão em um estado sem si mesmos. A arte põe o eufora do quadro. Arte aqui, dentro de um determinado sentido, faz necessária uma determinada distância, um determinado trajeto [… ] talvez – uma mera pergunta – talvez a poesia, como a arte, vai-se, com um eu que se esqueça de si mesmo, para essa área estranha e estrangeira, em que é – mas onde? em que lugar? com o quê? como o quê? – libertado?”
Paul Celan,Le Méridien

Para começar, um texto.

“Aqui eu a trabalhar baseada em imagens já existentes, seria menos livre para criar minhas próprias imagens. Assim funciono mais feliz baseada nas idéias”, declara Mathilde Monnier. Para começar, Lenz, por Georg Büchner (1835). Não apenas algum texto velho. Mesmo atentos às armadilha das anedotas biográficas, deixe-nos ao menos revelar que Mathilde Monnier vem originalmente da cultura germânica (alsaciana) e de um histórico familiar marcado por figuras relevantes envolvidas com o pensamento místico; depois, que ela consulta insistentemente o trabalho dos filósofos Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, com suas orientações no sentido do pré-Romantismo alemão. Então seu novo trabalho, Déroutes, é provavelmente mais embebido em intimidade profunda do que sua cuidadosamente bem-trabalhada e distanciada forma pode sugerir.

O poeta Jakob Lenz, herói da novela muito curta que leva seu nome (que na verdade nunca foi terminada), atravessa as paisagens montanhosas dos Vosges. De certa forma fazendo as pazes, ele apazigua seu inevitável escoreegão para a loucura, alimentada por sua perda de fé. Ao ouvir de forma nova a chamada da natureza, o homem moderno está no processo de fazer o mundo uma vez mais poético – um mundo, incidentalmente, que não é mais habitado por Deus. Este período histórico também faz nascer o mito do judeu vagueador, enquanto se prepara para diagnosticar os andarilhos loucos, compulsivamente enredados em sues devaneios ao largo da sociedade racional.

Assim, quando Mathilde Monnier uma vez mais desloca sua escrita coreográfica – junto com Lenz – desenha nos arredores de um momento chave da modernidade intelectual ocidental. Devemos notar que ela faz isso trazendo para o cenário de Déroutes vários participantes jovens saídos diretamente do projeto e.x.e.r.c.e, uma unidade de treinamento que é uma parte completamente desenvolvida do National Choreographic Centre Montpellier, que ela dirige. O bastão passado às gerações criativas mais jovens é hoje um ponto chave para o futuro da dança contemporânea.

Aqui, treze artistas são trazidos juntos na paisagem moderna de um vácuo cênico prolongado como um abismo de horizontalidade. Movem-se aqui e lá através dele. Eles caminham. De Isadora Duncan aos performers da Judson Church em Nova York dos anos 60, através dos expressionistas alemães, os inventores da modernidade na dança acabam voltando sempre para a exploração dessa essência do movimento: o caminhar.

“O caminhar, como um esqueleto da dança. Através do caminhar, nós atravessamos e re-atravessamos a flexível fronteira entre o gesto que é tradicionalmente chamado de dança, e o gesto que, geralmente, não é considerado como tal”, oferece Mathilde Monnier. Assim, rompendo os limites da cena, as caminhadas em Déroutes perfuram, esticam e projetam um espaço que está sempre em movimento, nunca simétrico, nem centralizado ou hierarquizado.

Elas causam o estranho, tranqüilo pânico de uma trama hipnótica. Esses movimentos nunca cessam. Mas o enigma de sua origem, como o enigma de seu destino, nunca foi resolvido. Cabe ao espectador deixar sua mente seguir seu curso, absorvida pelo estado mutável de uma incrivelmente aberta questão, mesmo que muito densa. O passo é tomado de assalto, como a razão confrontada com a hipótese do caos, sem poder para observar o mundo com marcos confiáveis deste tempo: ou como a mente deleitada por uma massa agitada de surpresas da novela.

Por dois meses, noum primeiro momento, cada um dos bailarinos trabalhou um a um com o coreógrafo, desenvolvendo trajetos para fazer com som, respiração (poética?) e reflexões no espelho. Somente no fim desta inicial e exaustiva fase é que a interseção generalizada dessas trajetórias foi introduzida. Assim, não havia nada que tornasse possível prever a natureza das ligações que eles revelariam. Déroutes deve assim ser conectado com a última parte de Lieux de là essa obra imensa, composta por processos que desafiaram os métodos de estabelecer uma comunhão na dança.

Aqui, sem frontalidade nem contato direto, apesar de um ou dois portés raros quase salpicados, o movimento que segue coletivo forma nada mais que uma rede de turnos secretos, movimentos apagados, passos resistentes, e spells dinâmicos, travados ou invertidos. Sem começo, nem fim, nem clímax, a história deste coletivo é como se fosse parte e parcela da respiração de suspensões corporais, ou alternativamente, a teimosia do confronto com as coisas. Isto opera sureptíciamente através de contaminações, coberturas e propagações. Aqueles com o olho o mais afiado observarão aqui e ali a maneira como a roupa de um dançarino é tomada por outro, em outro lugar, uma linguagem corporal que parece quase ter corrido (da maneira que as cores correm), e acolá uma troca de tarefa restringida pela realidade.

O cenário de Annie Tolleter’s confina o palco com tubos, tubulações e objetos infláveis que emprestam substância à circulação geral de uma respiração na matéria dentro e fora permeada. Esta dinâmica alcançada pelos mesmos objetos é reciclada pelo músico eriKm. Ele se aproxima, como nunca antes, do horizonte iluminado pelo avanço de sons novos, como que inventando o material de um ensaio choreo-musical infinito, o material de uma unidade confusa e profundamente significativa.

A cantora lírica Dalila Khatir, por sua parte, procura uma canção na fonte da respiração ainda não formulada, palpitando. Por último, o poeta Stéphane Bouquet, tambem dado a mudanças e deslocamentos, se mistura com os dançarinos e cada noite revive a experiência de um abandono físico, liberando a emergência mental de suas palavras ainda-a-serem-escritas.

Colocado de forma plana, sempre sem nenhuma proeminência, são extremamente raros os momentos em que estas qualidades convergem como unidades figurativas. Este é o caso quando, num momento em particular, quase todos ficam paralisados em uma postura vertical impressionante, suas cabeças no chão. O fato é que, imediatamente, com a misericórdia da caneta de Georg Büchner descrevendo as excursões reafirmadas de Lenz, é dito, espontaneamente, que “simplesmente, ele achou desagradável, em momentos, não poder andar em sua cabeça.”

Deste lugar vem a dança.

This text was originally published at Impulstanz

“Those who have art in their sights and in their minds are in a state of selflessness. Art puts the I at a remove. Art here within a certain direction calls for a certain distance, a certain path. […] Perhaps – a mere question––perhaps poetry, like art, goes, with an I which has forgotten about itself, towards that strange and alien area, and is there––but where? in what place? with what? as what?––released?”Paul Celan, Le Méridien

To begin with, a text.
“Were I to work on the basis of already existing images, I would be less at liberty to create my own images. So I’m happier working on the basis of ideas”, declares Mathilde Monnier.
To begin with, Lenz, by Georg Büchner (1835). Not just any old text.Even if we are wary of the snare of biographical anecdotes, let us nevertheless reveal that Mathilde Monnier hails originally from Germanic (Alsatian) culture and a family background hallmarked by salient figures involved in mystic thinking; further, that she diligently consults the work of the philosophers Jean–Luc Nancy and Philippe Lacoue–Labarthe, with their orientation towards the German pre–Romantics. So her new piece, Déroutes [Disarray], is probably more tinged with deep–seated intimacy than its carefully worked–out and distanced form might suggest.

The poet Jakob Lenz, hero of the very short novel named after him (it was actually never finished) criss–crosses the mountainscapes of the Vosges. By coming somewhat to terms with them, he soothes his albeit unavoidable slide into madness, fuelled by his loss of faith. In lending a new ear to the call of Nature, modern Man is here in the process of making the world poetic once more––a world, incidentally, that is no longer inhabited by God. This historical period also gives birth to the myth of the wandering Jew, as it prepares to come up with the diagnosis of the walking mad compulsively swept along in their roamings on the fringes of rational society.

So just as Mathilde Monnier once more shifts her choreographic writing, she––together with Lenz––draws near a ground–breaking key moment of western intellectual modernity.

We should note that she does this by bringing into the set of Déroutes quite a lot of young participants hailing directly from e.x.e.r.ce, a training unit that is a fully–fledged part of the Montpellier National Choreographic Centre, which she runs. The baton taken up by creative generations is nowadays a key issue for the future of contemporary dance.

Here, thirsteen artistes are brought together in the modern landscape of a scenic void drawn out like a chasm of horizontality. They move hither and thither across it. They walk.

From Isadora Duncan to the Judson Church performers of the New York of the 1960s, by way of the German Expressionists, the inventors of modernity in dance return time and time again to the exploration of that quintessential figure of movement: the walk.

“The walk, like a skeleton of dance. By way of the walk, we cross and re–cross the ever–moving borderline between the gesture that is traditionally called dance, and the gesture which, usually, is not usually considered as such”, offers Mathilde Monnier. By thus disrupting the boundaries of the set, the walks in Déroutes pierce, stretch and project a space that is forever in motion, never symmetrical, and neither centered nor hierarchized.

They give rise to the strange, tranquil panic of a hypnotic plot. These forward moves never stop. But the enigma of their origin, like the enigma of their destination, has never been solved. It is up to the spectator to let his mind also make its way into the course, absorbed by the moving state of a strikingly open, even if very dense, matter. The step steals away, like reason confronted by the hypothesis of chaos, powerless to stake out the world with marker posts that are reliable for this time: or like the mind delighted by a seething mass of novel surprises.

For two months, in the first instance, each one of the dancers worked one–to–one with the choreographer, developing routes to do with sound, breath (poetic?) and reflections in the mirror. It was only at the end of this initial and exhausting phase that the generalized intersection of these trajectories was introduced. So there was nothing making it possible to foreshadow the nature of the links which they would bring out. Déroutes must thus be connected with the last section of Lieux de là [Places from There], that immense piece made up of processes which challenged the methods of putting together a sharedness in dance.

Here, with neither frontalness nor direct contacts, apart from one or two rare portés that are almost spilled out, the collective forward movement forms nothing more than a network of stealthy relays, erased movements, resistant steps, and dynamic spells, either caught or reversed. With neither beginning, nor end, nor acme, the story of this collective is as if part and parcel of the breath of bodily suspensions, or alternatively the stubbornness of confrontations with things. This operates surreptitiously through contaminations, coverings, and propagations. Those with the keenest eye will here notice the way the clothing of one dancer is borrowed by another, elsewhere a body language which seems almost to have run (the way colours run), and over there the exchange of a task restricted by reality.

Annie Tolleter’s set arrangement has hemmed the stage with tubes and pipes and inflatable objects which lend substance to the general circulation of a breath in the matter permeated within and without. This dynamic achieved by way of the same objects is recycled by the musician eriKm. He approaches, as never before, the horizon cleared by the advance of new sounds, which is like inventing the material of an endless choreo–musical repetition, the material of a dizzy and deeply meaningful unity.

The lyrical singer Dalila Khatir, for her part, seeks a song at the source of the breath, not yet formulated, palpitating. Last of all, the poet Stéphane Bouquet, likewise given to shifts and displacements, mixes with the dancers and each night relives the experience of a physical abandonment liberating the mental emergence of his still–to–be–written words.

Laid out flat, with never any prominence, they are extremely rare moments when these qualities of presence converge as figural unities. This is the case when, at a particular moment, almost everyone stands stockstill in a stunning vertical posture, their heads on the floor. The fact is that, in no time at all, at the mercy of Georg Büchner’s pen describing Lenz’s reassuring excursions, it is said, quite off the cuff, that “quite simply, he found it unpleasant, at moments, not to be able to walk on his head.”

Whence cometh dance.