Parque Nacional Los Alcerces / Foto divulgação

Parque na Patagônia argentina recebe residência artística

De sábado (5/03) até dia 21 de março, o Parque Nacional Los Alcerces (foto), na Patagônia argentina, abre as portas para o projeto Nativo y Foráneo. Neste período de residência, 13 propostas de trabalho serão desenvolvidas no espaço do parque, investigando múltiplas perspectivas sobre questões que permeiam os conceitos de nativo e forasteiro.

Cada artista poderá organizar seu tempo e seu trabalho como desejar, contanto que realize intercâmbios com os moradores e trabalhadores locais e também com os outros artistas participantes do projeto. A ideia é que o convívio com a natureza local também possibilite o desenvolvimento de temas associados à preservação, identidade e diversidade cultural.

No dia 19 de março será realizado o Festival Nativo y Foráneo, aberto ao público. Os resultados dos processos criativos serão mostrados em praças, campos, ruas, beira do lago etc. Existe a proposta de registrar a experiência em filme.

As propostas participantes do projeto são: Alien-Stone (Bélgica/França), Montañitas (Argentina), Que atraviesa (Espanha/Argentina/Portugal), Indumentaria para piedras (Argentina), Ephemeral Sensuality (Coreia do Sul/EUA), Take Cover (Canadá), Evolution through a bottle (Canadá), Flora y fauna andino patagónica (Argentina), Architectures of colonization (EUA), ANIMALIA (Uruguai), Mi playa, tu playa (Peru), Instrucciones para volverse paisaje (Argentina) e Inmigrante, immigrant or invandrare? (Peru/Suécia).

O projeto é uma parceria com o Centro Rural de Arte. Para saber mais sobre a residência, clique aqui.

# Siga o idança no twitter.