Performance-homenagem de Marcos Sobrinho a Carmen Miranda dedica temporadas ao mês da mulher

Investigação cênica sobre o universo de Carmen Miranda (1909-1955), a performance faz curtas temporadas em dois espaços da capital paulista

Um poema para Carmen, performance-homenagem de Marcos Sobrinho – Núcleo de Dança e Performance a Carmen Miranda, estimula uma reflexão sobre os estereótipos e arquétipos que envolvem o imaginário popular a respeito desta artista-mito e ícone da cultura brasileira. Pautada por experimentações no campo da dança, das artes visuais e da música, o bailarino parte de um objeto – o figurino que se transforma em cenário – para explorar a relação entre visual e movimento. 

“Apesar de ser uma cantora, quando falamos em Carmen Miranda, nossa memória nos remete primeiro a sua imagem emblemática; lembramos dos figurinos e dos símbolos presentes em seu trabalho”, ressalta o bailarino. A trilha sonora do espetáculo traz músicas originais reproduzidas na voz da cantora e outras interpretadas ao vivo por Marcos na companhia dos músicos Luiz Cláudio Sousa, Edson Silva e Franck Oberson, em uma releitura jazzística.

Parte de projeto contemplado pelo 19º edital do Programa de Fomento à Dança, as apresentações acontecem no Armazém Cultural, de 12 a 20 de março, e no Centro de Referência da Dança, com entrada gratuita, dias 27, 28 e 29.

 

Serviço:

“Um poema para Carmen”, com Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho

Temporada Armazém Cultural

Dias 12, 13, 18, 19 e 20 de Março
sexta e sábados, às 20h, domingos, às 19h
Armazém Cultural
Rua dos Caririrs, 48 (próximo a estação Faria Lima do Metrô) – SP
(11) 2729-5137
Ingressos: R$10 (inteira) R$ 5 (meia)

Temporada Centro de Referência da Dança

Dias 24, 25 e 26 de Março
quinta à sábado, às 19h
Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – ao lado de Theatro Municipal (antiga Escola Municipal de Bailado)
(11) 3214-3249
Entrada gratuita

 

[Foto: Dani Sandrini]