Performance para crianças é tema de projeto na Baixada Santista

Uma performance, uma intervenção e um jogo de ocupação inventado com e para as crianças. Esta é a proposta de Cupinzeiro, projeto do Laboratório de Corpo e Arte da UNIFESP, Baixada Santista (SP), criado especialmente para a Semana Mundial do Brincar, em 2014. Apoiado pelo governo do estado, além das performances pela cidade, o projeto Circulação Cupinzeiro é direcionado a educadores e pretende abrir uma discussão pública sobre arte e performance para crianças, com uma programação gratuita de oficinas, intervenções e reflexões com especialistas convidados.

Guarujá (SP) é a primeira das cinco cidades contempladas pela circulação, com ações nos próximos dias 04 e 05 de dezembro. A programação recebe as artistas e pesquisadoras Suzana Schimidt (USP), Renata Fernandes (UNESP), além dos docentes e colaboradores do laboratório, coordenado pelo Prof. Vinícius Terra. Nesta etapa, tais ações acontecem em parceria com o Ateliê Artes do Palco e a Prefeitura Municipal de Guarujá, que recebem inscrições através do e-mail corpoearte.lab@gmail.com.

“Ao perambular num outro ritmo pelos lugares, os artistas propõem que a presença de seus corpos, silêncios, olhares, pausas e fugas produzam novas ordens nos lugares e desvendem os segredos que a rotina esqueceu, segredos que as crianças conhecem pela sua forma peculiar de lidar com as coisas, com as pessoas e com o movimento coletivo”, é como Vinícius Terra, diretor do Cupinzeiro, explica a intervenção.

Para mais informações sobre o projeto acesse www.corpoeartelab.com

Foto: ©  Maurice Pirotte

 

SERVIÇO:

Cupinzeiro Curto Circuito

Programação:

OFICINA

“Jogos cênicos para educadores”

Trabalharemos com jogos que nos sensibilizam para a experiência do corpo coletivo, dos movimentos emergentes e das conectividades, matérias do treinamento corporal que embasaram o processo de criação do Cupinzeiro. Não precisa saber dançar ou ser atlético. O desejo pelo movimento e disponibilidade para experimentá-lo superam qualquer pré-requisito.

Com Renata Fernandes

Artista, educadora e pesquisadora, licenciada em dança pela ­ UNICAMP. Atualmente mestranda em artes no IA/UNESP, na área de arte e educação. Especializa-­se em processos de criação em dança com crianças e ações intergeracionais, foco de sua atuação profissional há 10 anos, tendo realizado estágios e cursos no Brasil e no exterior. Foi uma das artistas educadoras premiadas do Rumos Itaú Cultural Educação, Cultura e Arte 2011-2013.

Sexta-feira, 04/12, das 8h-10h | Ateliê Artes do Palco. Inscrições pelo email: corpoearte.lab@gmail.com

ENCONTRO REFLEXIVO

O jogo-instalação e a performatividade na prática artística com a primeira infância”

Este encontro visa apresentar os principais pontos de pesquisa artístico-pedagógica desenvolvidos pelo Núcleo Quanta, em seu trabalho com crianças pequenas e seus pais, como o jogo-instalação, a vivência estética das crianças em interação performativa com o espaço, a criação relacional entre pais e filhos em cena, a ludicidade como processo criativo com crianças pequenas e a transdisciplinaridade da vivência estética na primeira infância.

Com Suzana Schmidt

Dançarina, encenadora e pesquisadora, é mestre e doutoranda em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP. É coordenadora do Núcleo Quanta, voltado para a pesquisa e produção artística em Artes Cênicas para a primeira infância. Tem atuado como arte-educadora e coordenadora nos principais projetos públicos de formação artística e ação cultural da cidade de São Paulo, como o Vocacional, o PIÁ e o Fábricas de Cultura.

Sexta-feira, 04/12, das 10h-12h | Ateliê Artes do Palco. Inscrições pelo email: corpoearte.lab@gmail.com

Intervenções:

“Cupinzeiro”

Cupinzeiro é uma performance para espaços abertos voltada a todos os públicos, especialmente crianças.  É também um jogo de ocupação dos espaços por uma massa muda de corpos e olhares, chamada cupinzeiro. O cupinzeiro tem uma dinâmica variante entre pausas, ações muito rápidas e outras muito lentas: amontoa-se por um tempo, silencia, depois se deforma, explode em corridas vertiginosas e busca outro canto. Constrói-se nos cantos, nas coisas, nos bancos e demais lugares de passagem, relembrando o seu sentido lúdico, como um convite ao jogo. O jogo-performance é iniciado quando os 10 performers aparecem no local. Ninguém sabe quantos serão ao final.

Com Laboratório de Corpo e Arte

Criado em 2011, o Laboratório de Corpo e Arte trata do corpo e suas práticas a partir do olhar das humanidades e da arte.  São temas privilegiados de estudo as técnicas, os processos de criação, os modos de produção, os discursos, as imagens e as pedagogias que dão forma às poéticas e políticas do corpo na produção cultural contemporânea. É formado por acadêmicos-artistas que dialogam circulam pelos campos da filosofia, antropologia, história, psicologia, educação e ciências da saúde a fim de compreender os diferentes discursos epistemológicos sobre corpo e seus modos de invenção. As experiências de criação artística do grupo estão focadas nas artes da presença, com destaque em dança, performance, circo e palhaço. Informações em: http://corpoeartelab.com/

Dia 04/12 (sexta-feira), às 15h no Ateliê Artes do palco; Dia 05/12 (sábado), às 18h na Praça das Bandeiras.

Locais:

Ateliê Artes do palco: Av. Santos Dumont, 800 – Guarujá/SP
Praça das Bandeiras: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, s/n, Praia das Pitangueiras, Guarujá/SP