Realização: Governo Federal Patrocínio: Petrobras Lei de Incentivo à Cultura
Pages from Getos_3junho-2

Pesquisa sobre os gestos que marcaram o século XX vira livro

Tudo começou em 2010, quando a coreógrafa e bailarina Dani Lima resolveu iniciar uma pesquisa sobre os gestos que marcaram o século XX.  No primeiro ano, Dani montou um grupo de estudos para debater e levantar os movimentos corporais mais emblemáticos. Em seguida, entrevistou especialistas de diversas áreas – da filosofia ao cinema, passando pela psicanálise, dança e arquitetura – para descobrir como cada um deles se relaciona com a questão do gesto em suas práticas profissionais. Com os dados em mãos, Dani deu forma ao espetáculo 100 Gestos, que estreou em 2012 no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, e agora finaliza todo o processo com a publicação do livro Gesto – Práticas e discursos, que será lançado em agosto pela Editora Cobogó.

“A obra ajuda a construir uma memória interessante sobre a dança, já que são poucos os registros sobre o tema”, observa a editora da Cobogó, Isabel Diegues.   A publicação apresenta 10 entrevistas sobre o gesto, realizadas com profissionais de vários segmentos, como Isabelle Launay (professora e pesquisadora de dança em Paris), Benilton Bezerra (psicanalista e psiquiatra), Silvia Soter (professora, pesquisadora e crítica de dança), Luiz Camillo Osorio (curador do MAM-RJ e professor de filosofia), Tatiana Roque (professora do Instituto de Matemática da UFRJ), Antonio Nóbrega (músico, dançarino, ator e pesquisador), Charles Feitosa (Doutor em Filosofia), Massimo Canevacci (Antropólogo cultural), Christine Grainer (professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP) e Denilson Lopes (professor, ensaísta, crítico de arte).

“Não queria que fosse só um livro de registro. Além das entrevistas, a edição reúne textos, imagens do processo de criação e do espetáculo final, além de um ensaio fotográfico feito especialmente para a obra”, diz Dani Lima, que acompanhou de perto todos os passos da produção editorial.   Uma das fundadoras da Intrépida Trupe, Dani Lima trabalha há anos a questão da poética cotidiana do corpo. A autora precisou discutir a diferença entre gesto e gesticulação e para isso abriu um vasto panorama de interpretação para o conceito, revelando novos pontos de vista e norteando as pesquisas coreográficas e dramatúrgicas.

“A ideia inicial era criar uma espécie de ‘museu do gesto’ em que pudéssemos observar certos parâmetros sendo replicados e transformados de geração em geração. Nosso foco central sempre foi o corpo. Tentar decifrar, na gênese do movimento, o que se expressa como gesto”, explica Dani.

Pages from Getos_3junho-3

Serviço :

Lançamento de Gesto – Práticas e discursos Concepção: Dani Lima

Organização: Dani Lima, Mariana Aurélio (imagens) e Silvia Soter (textos)

Lançamento : 28 de agosto (quarta-feira), às 19h

Local: Livraria Blooks – Praia de Botafogo, 316.

Tel: 2237-7974

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>