Pina, Frida e Madonna são mote para discutir arte e mercadoria no livro ‘Dança Contempop’

“Refletir sobre o fazer-pensar dança na contemporaneidade através de um diálogo crítico e criativo com as diferentes formas dos corpos se relacionarem com produtos, imagens, danças vindas da cultura pop, da mídia e das artes”. Segundo Odailso Berté, professor do curso de licenciatura em dança da UFSM, esse é o propósito de seu livro Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se.

O neologismo contempop (contemporâneo + pop) foi um jeito que encontrou de pensar sobre processos de criação em dança a partir de como os corpos se relacionam com imagens, nesse caso, imagens da cultura pop. Três ícones da cultura pop aparecem no livro permeando esses questionamentos: Pina Bausch, Frida Kahlo e Madonna.

A escolha desses nomes se deu a partir das relações afetivas que o autor tem com a imagem das três artistas. Ele conta: “(…) sempre foram muito influentes em minha trajetória como professor de dança e coreógrafo. Em dado momento, tramar essas influências e afeições, de modo mais explícito, aos meus modos de dançar tornou-se importante e imprescindível”.

Tomando como ponto de partida essas imagens, Berté desdobra questionamentos sobre dicotomias frequentes nas discussões sobre arte e sociedade contemporânea, como a relação entre arte e mercadoria e a relação entre arte popular e erudita. Segundo ele, o simples fato de propor o cruzamento entre a dança contemporânea e a cultura pop já declara um posicionamento estético e político não convencional. “Pode parecer simples dizer isso, todavia, tal propósito mexe com questões da tradição artística que há séculos pesam sobre nossos modos de ver, compreender, fazer e ensinar arte e, especificamente, dança”, argumenta.

Sobre o público que pode se interessar pela obra, Berté explica: “É um obra que destina-se a artistas, performers, pesquisadores e professores. Todavia, a forma narrativa e autobiográfica com que a escrita é desenvolvida pode cativar diferentes pessoas que tenham interesse em temas como experiências de vida, estudos do corpo, afetos e ainda afinidades ou curiosidades acerca dessas artistas”.

Para quem tiver interesse, o livro pode ser adquirido online pelo site da Editora UFSM.